Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VanessaAparecidaOliveiraRibeiro.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tratamento farmacológico da Doença de Chagas e suas perspectivas
Autor(es): Ribeiro, Vanessa Aparecida Oliveira
Orientador(es): Hecht, Mariana Machado
Assunto: Medicamentos
Chagas, Doença de
Chagas, Doença de - tratamento
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: RIBEIRO, Vanessa Aparecida Oliveira. Tratamento farmacológico da Doença de Chagas e suas perspectivas. 2017. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A doença de Chagas, descoberta há mais de 100 anos pelo médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas, é considerada uma doença negligenciada, afetando principalmente populações com baixo desenvolvimento socioeconômico. Estima-se que em 2016, 6-8 milhões de pessoas na América Latina estariam infectadas com o T. cruzi, agente etiológico da doença. Apesar dos seus impactos, a enfermidade permanece sem tratamento eficiente. Como evidenciado pelo recente estudo BENEFIT, o fármaco considerado como referência (benznidazol) possui atividade limitada, especialmente sobre a fase crônica da doença. Este trabalho teve por objetivo avaliar, através de revisão de literatura, o tratamento atual da doença e apresentar as novas alternativas farmacológicas que estão em fase de pesquisa. Os artigos foram divididos de acordo com a sua estratégia de desenvolvimento, sendo: avaliação da terapia atual pelos fármacos benznidazol e nifurtimox, pesquisa por novas drogas, reposicionamento de fármacos, associação de fármacos, comparação de compostos com atividade anteriormente descrita, e pesquisa em biblioteca de compostos. É possível concluir que muitos desafios necessitam ser superados para o desenvolvimento de uma alternativa farmacológica para doença de Chagas, pois o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos envolve altos custos e não desperta interesse na indústria farmacêutica devido ao baixo retorno financeiro, por se tratar de doença parasitária, claramente negligenciada, e tida como doença de países pobres.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons