Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LarissaMatosGuimaraes.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo decisório de seleção de fornecedores no setor privado : um estudo de caso no segmento de óticas do Distrito Federal
Autor(es): Guimarães, Larissa Matos
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Processo decisório
Logística
Empresas - compras
Cadeia de suprimentos
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 26-Jul-2017
Referência: GUIMARÃES, Larissa Matos. O processo decisório de seleção de fornecedores no setor privado: um estudo de caso no segmento de óticas do Distrito Federal. 2017. 109 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Nos últimos anos, a logística de suprimentos recebe novos olhares, deixando de ser apenas parte operacional das empresas e é utilizada como fator estratégico. Neste sentido, uma adequada gestão de fornecedores se torna fundamental para a competitividade de uma organização. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo analisar o processo de decisão relativo à seleção de fornecedores em empresas do segmento ótico. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, cujo procedimento técnico foi um estudo de múltiplos casos. A fim de coletar os dados foram utilizados os seguintes instrumentos: análise documental e entrevistas com gestores de cinco óticas do Distrito Federal. A partir dos resultados obtidos constatou-se que eles não dispõem do uso de métodos e modelos para seleção, assim eles selecionam seus fornecedores avaliando sua qualidade e sua demanda (caracterizados como padrões de compra) para, a partir disso, procurarem os fornecedores e o avaliarem a partir de critérios comerciais, listados em produto (bem como sua apresentação, qualidade e aceitação no mercado) além de prazos, preço dos produtos, assistência, atendimento e publicidade. Não ocorre um planejamento concreto visto que seus fornecedores já são pré-definidos, no entanto perceberam-se os quatro estágios estabelecidos por Heinritz (1986): levantamento, averiguação, negociação e experiência, respeitando-se as particularidades do segmento estudado. A função compras e a experiência no processo de compras interferem na seleção de fornecedores. Assim, pretende-se contribuir para as organizações a fim de evidenciar se as práticas ocorridas nas mesmas eram eficazes, além de cooperar com a acadêmica, ao abordar um tema de relevância em um segmento interessante e pouco abordado a fim de motivar pesquisas acadêmicas nessa área.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons