Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarcellusSilveiraCurvelloLopes.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção da inovação social e organizacional na ótica dos stakeholders : um estudo de caso
Autor(es): Lopes, Marcellus Silveira Curvello
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Stakeholders
Empresas - interações sociais
Inovação social
Empreendedorismo
Data de apresentação: 20-Jun-2017
Data de publicação: 25-Jul-2017
Referência: LOPES, Marcellus Silveira Curvello. A percepção da inovação social e organizacional na ótica dos stakeholders: um estudo de caso. 2017. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de stakeholders sobre inovações sociais e organizacionais de uma empresa que se mostra como uma empresa social - também podendo ser considerada como um empreendimento social ou negócio social - com sua área de atuação em Brasília. Um empreendimento social se caracteriza assim por possuir objetivos sociais – ou seja, que buscam ter um impacto social positivo - dentre seus objetivos organizacionais, sendo esses objetivos os prioritários ou não da organização. As áreas de estudos de empresas sociais, inovações sociais e inovações organizacionais são relativamente novas. Buscou-se investigar se a empresa social estudada - do ramo alimentício e que tem por missão oferecer qualidade de vida e proporcionar o bem-estar social por meio de produtos socioambientalmente responsáveis - realizava inovações sociais e organizacionais. Para isso, um questionário objetivo - baseado no quadro descritivo analítico de inovação social e organizacional de Parente et al (2014) - foi respondido por 50 clientes da organização estudada e foram realizadas várias entrevistas semiestruturadas com o dono da organização, seus colaboradores e também com fornecedores, além de ter sido realizada uma observação não participante. Constatou-se que a empresa estudada é percebida mais por suas inovações sociais do que pelas suas inovações organizacionais – que, como observado, não existem, apesar dos resultados indicarem que os stakeholders reconhecem a existência dessas inovações organizacionais. Sobre essas inovações sociais, foi constatado que, apesar da organização realizar projetos sociais em seu espaço físico e fora dele, tanto os clientes quanto a maioria dos colaboradores desconhecem a maioria das iniciativas realizadas. Este trabalho ainda utilizou do quadro das três perspectivas – a perspectiva europeia, americana e a de países emergentes - de negócios sociais elaborado por Comini, Barki e Aguiar (2012) para analisar em qual das três perspectivas a empresa estudada melhor se encaixaria. Descobriu-se que a empresa estudada não se encaixa por completo em nenhuma das perspectivas propostas, mesmo tendo mais características em comum com a perspectiva americana. Foram apresentadas questões pertinentes para a empresa estudada e para os campos de estudos de empreendedorismo social e também de inovação social, que são relativamente pequenos e pouco estudados na academia, especialmente no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília,Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons