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Título: A comparação de estilos de vida alimentar entre compradores de alimentos orgânicos e compradores de alimentos convencionais
Autor(es): Jatobá, Daniel Pacheco
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Estilo de vida
Alimentação
Alimentos orgânicos
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 25-Jul-2017
Referência: JATOBÁ, Daniel Pacheco. A comparação de estilos de vida alimentar entre compradores de alimentos orgânicos e compradores de alimentos convencionais. 2017. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar e comparar os estilos de vida alimentar dos compradores de alimentos orgânicos e compradores de alimentos convencionais em Brasília-DF. Foi realizada uma revisão teórica com o propósito de explorar e analisar os conceitos relacionados ao estudo, que são: alimentação orgânica, estilo de vida e mensuração de estilos de vida. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com corte transversal e natureza quantitativa. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online do Google, o Google Forms, e totalizou 372 respostas válidas. O questionário utilizado foi composto por 71 itens, incluindo a escala Food-Related Lifestyle (Brunsø, Grunert,1993). As análises foram realizadas por meio da Análise da Estatística Descritiva, da Análise Fatorial Exploratória e Análise de Variância Multivariada (MANOVA). Os resultados mostraram que existem diferenças significativas dos estilos de vida alimentar entre os compradores de alimentos orgânicos e compradores de alimentos convencionais. Assim, dos 10 fatores que compõem o estilo de vida alimentar, existem diferenças entre os grupos em apenas em 6 fatores, sendo eles: 1) Preferência em relação a compra e consumo de alimentos; 2) Interesse em cozinhar; 3) Frescor dos alimentos; 5) Inovação culinária; 7) Segurança e rotina alimentar; e 8) Informações dos produtos. As principais conclusões interpretadas foram que o grupo de compradores de alimentos orgânicos se preocupa mais com a saúde, buscando alimentos sem aditivos e mais frescos, do que os compradores de alimentos convencionais. Além disso, os compradores de orgânicos possuem um maior interesse em cozinhar e estão mais propensos a experimentarem novas receitas, enquanto os não compradores de alimentos orgânicos se mostram mais tradicionais em relação a sua alimentação, buscando alimentos mais familiares e de receitas mais conhecidas. Outra conclusão é que os compradores de alimentos orgânicos se mostraram mais interessados nas informações contidas nos rótulos dos alimentos, utilizando-as nas tomadas de decisão em relação a qual produto alimentar comprar e de qual marca.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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