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Título: Mapeamento de competências e avaliação de desempenho em Organizações Não Governamentais (ONGs) : estudo de caso na AIESEC/Brasília
Autor(es): Valadares, Rafaela Nepomuceno
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Organizações não-governamentais
Avaliação de desempenho por competências
Avaliação de desempenho
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 25-Jul-2017
Referência: VALADARES, Rafaela Nepomuceno. Mapeamento de competências e avaliação de desempenho em Organizações Não Governamentais (ONGs): estudo de caso na AIESEC/Brasília. 2017. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar, de forma empírica, a relação entre as competências técnicas e comportamentais com o desempenho dos membros que integram a AIESEC, uma Organização Não Governamental (ONG), localizada em Brasília/DF. A abordagem desta pesquisa foi quali-quanti, considerando que houve análise documental e entrevista realizada com o responsável pela área de Recursos Humanos, a fim de mapear competências necessárias a todos os membros. Considerando que os membros preencheram conforme suas percepções, foi realizada uma coleta de dados por meio de um questionário que avaliava em escalas o domínio, importância e frequência de cada competência mapeada. Enquanto isso, analisou-se relatórios elaborados pela própria organização, onde a performance foi avaliada pela área de RH com indicadores de desempenho que apresentava suas respectivas porcentagens e resultados por mês. A população/amostra foi composta por 35 respondentes, tendo sido somente alguns que aceitaram responder o questionário. Para identificação dos indicadores de desempenho foi realizada uma análise documental e entrevista semiestruturada e, em seguida, aplicado um questionário por meio da plataforma da própria organização, chamada Podio. Dessa forma, verificou-se a existência de correlações significativas, positivas e negativas, entre as competências profissionais mapeadas nas três dimensões estudadas: domínio, importância e frequência, permitindo a visualização das relações de dependência entre elas. As limitações do estudo resumem-se na circunstância de que o questionário foi aplicado em período de férias, ocasionando uma dificuldade de abranger toda a população da organização ou maior parte dela, considerando que eram 70 membros que compunham a mesma. Por outro lado, sugere-se para estudos futuros correlacionar, com amostras maiores, as dimensões das mais variadas formas, possibilitando uma conclusão mais efetiva sobre a real população da organização.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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