Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielMatiasMaiaDeAraujo_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKafure Muñoz, Ivette-
dc.contributor.authorAraujo, Daniel Matias Maia de-
dc.identifier.citationARAUJO, Daniel Matias Maia de. Biblioteca escolar: uma análise pela ótica dos discentes. 2017. 46, [4] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia objetiva avaliar, pela ótica dos alunos de uma Instituição de Ensino particular de Brasília, a importância da Biblioteca Escolar e o seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, fez-se um breve histórico do Colégio estudado e, mais especificamente, de sua Biblioteca. A pesquisa partiu de uma perspectiva descritiva com observação e quantitativa, mediante a observação e o levantamento de dados por meio de questionário, aplicado a 40 alunos do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Busca verificar o papel da biblioteca no contexto escolar e consequentemente na Instituição responsável pela sua estruturação e manutenção, dando especial ênfase no papel decisivo do profissional bibliotecário, como mediador e disseminador da informação. Tem como resultado uma avaliação da sua funcionalidade. Assim, foram identificados aspectos positivos e eventuais necessidades que fundamentaram possíveis recomendações dadas ao final deste estudo, com o intuito de promoção e desenvolvimento da biblioteca escolar. Conclui-se que é necessário verificar o papel atual da biblioteca escolar na sociedade, pela instituição responsável e por seus bibliotecários, verificando quais são as lacunas existentes, passíveis de análise e alteração.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleBiblioteca escolar : uma análise pela ótica dos discentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-24T16:45:50Z-
dc.date.available2017-07-24T16:45:50Z-
dc.date.submitted2017-03-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17531-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of the present research is to evaluate, through the view of students from a private educational institution in Brasília, the importance of the school library and its leading role in the teaching-learning process. For that purpose, a brief history of the school studied was made and, specifically, a brief history of its library. The research was built upon a descriptive and quantitative perspective, through observation, and through data collected by a questionnaire used with 40 students from primary education's ninth year and secondary education's first, second and third years. It aims to check the role of the library within the school context and, hence, within the context of the institution responsible for the library's structuring and maintenance, with a special emphasis given to the professional librarian's decisive role, as information mediator and disseminator. An evaluation of the library's functionality comes as this research's result. Thus, positive aspects and eventual needs have been identified. Such needs have grounded possible recommendations given at the end of this study, aiming the school library's promotion and development. The conclusion is that checking the present role of school library in society is necessary, through the responsible institution and through its librarians, checking which gaps exists, gaps susceptible to analysis and change.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons