Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielSilvaPeixoto.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da obsolescência programada de computadores e seus impactos na logística reversa
Autor(es): Peixoto, Gabriel Silva
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Obsolescência programada
Computadores
Logística reversa
Data de apresentação: 5-Jul-2017
Data de publicação: 24-Jul-2017
Referência: PEIXOTO, Gabriel Silva. Análise da obsolescência programada de computadores e seus impactos na logística reversa. 2017. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Dado os estímulos ao consumo desenfreado que vem contribuindo significativamente para a rápida obsolescência dos produtos, é um desafio construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, destaca-se a obsolescência programada de computadores, que atualmente passou a ter uso recorrente de várias empresas. Os problemas com o descarte inadequado não se limitam apenas aos impactos ao ambiente, abrangendo também os danos à saúde de seres humanos. Com base nesses elementos, o estudo se propôs a analisar como ocorre a obsolescência programada de computadores, bem como seus impactos na logística reversa, identificando os motivos do descarte, como são descartados os computadores, o nível de consciência dos consumidores quanto à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a avaliação por parte consumidores dos sistemas de logística reversa dos fabricantes de computadores, além de mapear as ações de logística reversa por parte dos fabricantes, através de análise documental. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico foi uma pesquisa de campo ou survey com usuários de computadores, além de uma revisão sistemática da literatura de pesquisas dos últimos dez anos. O instrumento de pesquisa foi o questionário com perguntas fechadas e os dados foram analisados com base na estatística descritiva. Foi possível constatar que a maior parte da amostra considerou seus últimos computadores obsoletos, e apenas o trocaram por mal funcionamento. Além disso, a maioria considerou ter descartado corretamente o último computador, cuja forma mais comum foi a doação. Foi evidenciada uma adequada consciência ambiental dos respondentes. Por outro lado, o conhecimento à legislação ainda se mostra incipiente, sendo que poucos conhecem a lei 12.305/2010. A pesquisa se limitou a pesquisar apenas resíduos de computadores, dado o vasto campo de resíduos eletroeletrônicos. Para estudos futuros, sugere-se uma análise da obsolescência programada pela ótica dos fabricantes, dada que essa pesquisa buscou analisar sob a ótica dos consumidores. Por fim, conclui-se que houve uma melhora na disseminação do conhecimento sobre logística reversa, se comparado a trabalhos anteriores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons