Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17527
Título: | A percepção dos estudantes de Ensino Médio sobre o impacto da leitura na aprendizagem |
Autor(es): | Pinho, Isadora Alvim Gomes |
Orientador(es): | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Leitura - educação Processo de ensino-aprendizagem Ensino médio |
Data de apresentação: | 6-Dez-2016 |
Data de publicação: | 24-Jul-2017 |
Referência: | PINHO, Isadora Alvim Gomes. A percepção dos estudantes de Ensino Médio sobre o impacto da leitura na aprendizagem. 2016. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho trata do ensino da leitura na vida escolar e a percepção dos alunos de Ensino Médio sobre a influência que o hábito da leitura proporciona ao aprendizado. O referencial teórico aborda sobre o histórico da educação e o Ensino médio no Brasil, a leitura no Ensino Médio, o histórico da leitura, a conceituação da leitura e o ensino da leitura. A metodologia utilizada possui caráter quantitativo e verifica os gêneros de leituras dos alunos e a frequência de leitura dos diversos tipos de suportes informacionais. Verifica se as escolas utilizam de estratégias de leituras para que os alunos compreendam aquilo que lêem e se sintam motivados a querer ler mais. Os resultados obtidos com a pesquisa foram de que os estudantes de Nível Médio compreendem que a leitura possui impacto significante no aprendizado, porém, possuem diversos obstáculos que os dificultam a ler. |
Abstract: | The current work talks about the teaching of reading in high school, and how it is sense by the students in their school performance. It identifies that the habit of reading has a high impact in the process of learning. The theoretical framework deals with the history of education and secondary education in Brazil, reading in high school, the history of reading, the conceptualization of reading and the teaching of reading. The methodology used has a quantitative character and seeks to verify the genres of student readings and the reading frequency of the various types of informational supports. It verifies whether schools use of reading strategies make the students understand what they read and feel motivated to read more. The results show that high school students understand that reading has a significant impact in the leaning process; however, they find many barriers that hamper reading. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons