Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Moura, Luca Torres | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Luca Torres. Concessão das rodovias federais: uma análise da qualidade dos serviços prestados na rodovia BR-060. 2017. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão de rodovias no Brasil é um grande desafio para os agentes públicos, pois a conciliação de um grande investimento com a busca da razoável qualidade percebida, sempre esteve presente na dificuldade desse tipo de gerenciamento. Os agentes econômicos e a população brasileira em geral, dependem da boa qualidade dos transportes e mais precisamente nas rodovias, que tem um papel principal no escoamento de mercadorias e do fluxo de pessoas. O governo tem buscado novas maneiras de inovar a gestão desse modal terrestre, que além de ser o principal em uso no Centro-oeste é o objeto de estudo do presente trabalho. A concessão é uma das principais alternativas encontradas para lidar com a situação desafiadora da manutenção das estradas pelo país. A gestão por concessionárias, que são empresas privadas que administram trechos rodoviários por um período de vigência contratual firmado entre o órgão público e a companhia privada, explora economicamente a rodovia, cobrando pelos serviços prestados, onde em troca deverá deliberadamente, cumprir os requisitos e obrigações, que retorna à sociedade o reconhecimento de melhorias da qualidade conforme a lei específica de concessão de rodovias. O trecho da rodovia BR-060 que liga as cidades de Brasília a Goiânia foi privatizado após a duplicação e reforma pelo Governo Federal, nisso, foi proposto uma forma de mensuração sobre a variação da qualidade neste trecho após o repasse para concessionária. O trabalho utilizou a coleta de dados em amostra de usuários que trafegaram antes e depois da privatização e responderam a um questionário modelado pela ferramenta MCDA-C ou Análise Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista, que aperfeiçoou as perguntas para o questionário evitando redundâncias e repetições. Os respondentes avaliam em diversos temas sobre a comodidade, operação, segurança, serviços prestados e uso da tecnologia. Os resultados foram calibrados, ajustados pelo software MAMA Decisão e os resultados apresentados verificaram a variação da qualidade durante o período de uso pelos os usuários. Os resultados indicam que a qualidade do asfalto auferida pelos usuários estava adequada, em contrapartida novos serviços implantados pela concessionária não atingiram uma apreciação acima do esperado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessionárias de rodovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação asfáltica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.title | Concessão das rodovias federais : uma análise da qualidade dos serviços prestados na rodovia BR-060 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T18:21:31Z | - |
dc.date.available | 2017-07-20T18:21:31Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17521 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Roberto Bernardo da | - |
Aparece na Coleção: | Administração
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