Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaLimaSoares_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação continuada na visão de bibliotecários do Distrito Federal
Autor(es): Soares, Marina Lima
Orientador(es): Walter, Maria Tereza Machado Teles
Assunto: Educação continuada
Bibliotecários
Bibliotecários - prática profissional
Bibliotecários - educação continuada
Data de apresentação: 25-Nov-2016
Data de publicação: 20-Jul-2017
Referência: SOARES, Marina Lima. A educação continuada na visão de bibliotecários do Distrito Federal. 2016. 99 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa averiguou a percepção de bibliotecários de Brasília-DF acerca de sua educação continuada, indagando se a consideravam uma prática importante para seu aperfeiçoamento profissional e sua sobrevivência no mercado de trabalho. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e consistiu em um estudo de caso, com a utilização de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando um questionário online como instrumento de coleta de dados. O interesse no tema educação continuada de bibliotecários adveio de leituras de trabalhos científicos sobre o assunto e a consequente percepção de escassez de estudos direcionados especificamente ao público atuante em Brasília-DF. Verificou-se a opinião destes profissionais da informação sobre reciclagem e atualização profissional, por meio de questões em que se solicitou a avaliação do grau de importância da educação continuada e dos instrumentos utilizados para tal fim. Ao final, foi possível notar que os bibliotecários atuantes em Brasília-DF têm consciência da importância de sua educação constante, bem como se esforçam para praticá-la, participando de eventos da área, leitura de material científico, entre outros, por meio de incentivo institucional e reconhecimento financeiro por parte da organização em que atuam.
Abstract: This research investigated the perception of Brasília-DF’s librarians about their continuing education, asking if they consider this an important practice for their professional development and their survival in the labor market. The research was descriptive, a case study, in a qualitative and quantitative approach, using online questionnaire as data collection instrument. The interest in the subject librarian’s continuing education was based in reading scientific papers about the subject and the consequent perception of scarcity of specific studies targeting the librarians working in Brasília-DF. It was asked the librarian’s opinion about recycling, professional updating, the importance of continuing education and the tools they use for this purpose. At the end, it was possible to notice that the active librarians in Brasília-DF are aware of the importance of their constant education, and strive to practice it, participating in events in the information science, scientific reading material, among others, by institutional encouraging and financial recognition from the organization in which they operate.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2016.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons