Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BiancaRossiMendonça_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Fernanda de Souza-
dc.contributor.authorMendonça, Bianca Rossi de Carvalho-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Bianca Rossi de Carvalho. Educação a distância e democratização do conhecimento: competências do bibliotecário. 2017. 133 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAnalisa o papel do bibliotecário como sujeito ativo na democratização do acesso ao conhecimento no âmbito da Educação a distância (EaD) gratuita no Brasil. A revisão de literatura buscou estabelecer uma correlação entre o bibliotecário, a EaD e a democratização do conhecimento. Foram levantadas as características e elementos que integram a EaD bem como as possíveis áreas de atuação, atividades e competências do bibliotecário nesta modalidade. Os bibliotecários da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foram escolhidos como estudo de caso para análise do problema da pesquisa. Aplicou-se um questionário investigando as atividades e competências levantadas destes bibliotecários; posteriormente foi realizada uma entrevista em caráter complementar. As respostas obtidas revelam que os bibliotecários da EaD desenvolvem com maior frequência as atividades referentes às competências técnico-científicas, e que as competências em comunicação e expressão são as que mais viabilizam a disseminação e consequente democratização do acesso ao conhecimento na EaD.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcesso à informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDemocratização da educaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância e democratização do conhecimento : competências do bibliotecáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-19T19:02:46Z-
dc.date.available2017-07-19T19:02:46Z-
dc.date.submitted2017-03-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17501-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Analyzes the role of the librarian as an active subject democratizing access to knowledge in the scope of free Distance Education (EaD) in Brazil. The literature review sought to establish a correlation between the librarian, the EAD and the democratization of knowledge. The characteristics and elements that integrate Distance Education as well as the possible fields of work, activities and competences of the librarian in this modality were raised. Librarians of the Open University of Brazil’s Health System (UNA-SUS) were chosen as a case study to analyze the research problem. A questionnaire was applied in order to investigate the activities and competences of these librarians; later, an interview was carried out in a complementary way. The answers obtained reveal that EaD librarians develop more frequently the activities related to Technical-scientific Competences, and that Communication and Expression Competences are the ones that most enable the dissemination and consequent democratization of the access to knowledge in Distance Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons