Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JuliannaSantosNobre_tcc.pdf607,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conhecimento de enfermeiros acerca de ressuscitação cardiopulmonar no Brasil : uma revisão de literatura
Autor(es): Nobre, Julianna Santos
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Ressuscitação cardiopulmonar
Atenção primária à saúde
Enfermeiros - prática profissional
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 19-Jul-2017
Referência: NOBRE, Julianna Santos. O conhecimento de enfermeiros acerca de ressuscitação cardiopulmonar no Brasil: uma revisão de literatura. 2016. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivos: Identificar na literatura científica nacional se o conhecimento de enfermeiros acerca de ressuscitação cardiopulmonar, nos serviços de saúde, é embasado nas diretrizes internacionais e nacionais. Método: Realizada revisão integrativa de literatura, com busca de artigos originais publicados entre 2010 e 2015, nas bases de dados Pubmed/Medline, LILACS, SciELO e BDENF, utilizando os descritores educação continuada, educação em enfermagem, enfermeiro, ressuscitação cardiopulmonar, suporte básico de vida e suporte avançado de vida. Resultados: Seis artigos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Em todos constatou-se a aplicação de referencial teórico pertinente. Foram identificadas deficiências ou desatualização dos enfermeiros quanto a ressuscitação cardiopulmonar. Destacou-se a educação continuada como a forma mais adequada de trabalhar teoria e prática para melhorar a assistência. Conclusão: A ressuscitação cardiopulmonar é um conjunto de técnicas que exige conhecimento teórico e prático do enfermeiro. Constatou-se nos artigos analisados a relevância do tema, apesar de existirem poucos estudos que o abordam. As capacitações desse manejo, bem como as avaliações, embasadas em alguma diretriz, reforçaram suas importâncias por refletir dificuldades passíveis de revisão. Todos apontam o despreparo dos enfermeiros ao lidar com a parada cardiorrespiratória, propiciando subsídios que ratificam a importância da educação continuada para esse atendimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons