Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Caetano, Juliana Pereira Sales | - |
dc.identifier.citation | CAETANO, Juliana Pereira Sales. Documentação museológica de performances de arte contemporânea: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1985-2016). 2016. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | As performances de arte contemporânea, desde seu surgimento, por sua efemeridade, tornaram-se desafios às instituições museológicas. Ainda assim, tem sido cada vez mais frequente a aquisição dessa categoria artística como acervo museológico, ganhando força, nos últimos anos, o debate de como preservar performances de arte contemporânea. Uma das soluções apontadas em muitos estudos é estabelecer um diálogo mais próximo entre o artista e o museu na elaboração de uma documentação museológica para estas obras. Em vista disso, o presente trabalho expõe uma análise da documentação museológica de performances de arte contemporânea que integram o acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Para tanto, buscou-se também o depoimentos dos artistas que possuem obras de performances no acervo dessa instituição, fomentando questões que dizem respeito aos processos de aquisição, documentação, pesquisa e reexibição dessas obras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização da informação | pt_BR |
dc.title | Documentação museológica de performances de arte contemporânea : Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1985-2016) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-19T18:09:01Z | - |
dc.date.available | 2017-07-19T18:09:01Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17493 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The performances of contemporary art, since it’s emergence, because of it’s ephemerality, have become challenges to museological institutions. Even so, it has been more frequent the aquisition of this artistic category as a part of museum collection, gaining strength, in recent years, the debate on how to preserve performance art. One of the solutions pointed out, in many studies, is a closer dialogue between the artist and the museum in the elaboration of a museological documentation for these works of art. In view of this, this work presents an museological documentation analysis of contemporary art performances that are part of the Art Museum of Rio Grande do Sul (MARGS) collection. In order to do so, we also seek the testimonies of the artists that have performances on the museum collection, fomenting questions that involve processes of acquisition, documentation, research and reexhibition of works. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|