Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarianeMenezesVertelo.pdf733,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos e estratégias para prevenção e tratamento da obesidade infantil no âmbito escolar
Autor(es): Vertelo, Mariane Menezes
Orientador(es): Charneau, Izabela Marques Dourado Bastos
Assunto: Obesidade em crianças
Crianças - saúde e higiene
Crianças - nutrição
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: VERTELO, Mariane Menezes. Estudos e estratégias para prevenção e tratamento da obesidade infantil no âmbito escolar. 2011. 30 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A obesidade integra o grupo de doenças crônicas não-transmissíveis e sua etiologia é multifatorial. Constitui fator de risco para outras enfermidades, inclusive letais. O excesso de peso, mundialmente, vem suplantando a desnutrição e apresentando aumento significativo na população infantil. No cenário brasileiro, de acordo com a POF 2008-2009, os índices mais altos apresentam-se nas áreas urbanas e nas classes de maior renda. Segundo a maioria dos especialistas, atividade física, reeducação alimentar e mudanças de comportamento são as bases fundamentais para o tratamento da doença. Nesse contexto, a escola se destaca como veículo de atuação essencial à prevenção e ao tratamento da enfermidade. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo descrever estudos associados à obesidade infantil e estratégias de combate no âmbito escolar brasileiro, que poderão servir de subsídios em novos projetos educacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons