Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Susane Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Thaís Lima de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Thaís Lima de. Historicizando representações de gênero e raça no ensino de história: resultados de uma pesquisa-ação. 2017. [24] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Distrito Federal, durante o primeiro semestre de 2016, com o objetivo de planejar e aplicar uma oficina de ensino de história afro-brasileira que colaborasse no enfrentamento de problemas como o racismo e o sexismo ainda vigentes em nossa sociedade. Esta oficina foi dedicada à problematização e historicização das representações estereotipadas de homens negros e mulheres negras presentes no cotidiano brasileiro. Os resultados revelam os efeitos positivos dessa prática pedagógica no sentido de promoção da conscientização e aprendizagem dos estudantes sobre os aspectos históricos constitutivos do racismo e sexismo em nossa sociedade, de modo a questionar e romper com a naturalização e perpetuação de representações estereotipadas sobre as pessoas negras no tempo presente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.title | Historicizando representações de gênero e raça no ensino de história : resultados de uma pesquisa-ação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T15:05:38Z | - |
dc.date.available | 2017-07-18T15:05:38Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17469 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to present the results of an action research fullfiled in the first year of High School at a public institution in the Federal District, during the first half of 2016, with the objective of planning and implementing an Afro-Brazilian history teaching workshop that would collaborate in coping with problems such as racism and sexism in our society This workshop was dedicated to the problematization and historicization of the stereotyped representations of black men and black women present in Brazilian daily life. The results reveal the positive effects of this pedagogical practice in the sense of promoting students' awareness and learning about the constitutive historical aspects of racism and sexism in our society, in order to question and break with the naturalization and perpetuation of stereotyped representations about black people in the present tense. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.17469 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|