Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaLuizaRibeiroCamara_tcc.pdf739,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Patrícia Cristina Pinheiro de-
dc.contributor.authorCâmara, Ana Luíza Ribeiro-
dc.identifier.citationCÂMARA, Ana Luíza Ribeiro. Arte e a prática pedagógica do Serviço Social: a experiência da Oficina De Contos e Histórias no CAPS AD III Candango. 2017. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto a arte no desenvolvimento da prática pedagógica, no Projeto de Intervenção realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Candango – CAPS AD III Candango de agosto a novembro de 2015, por ocasião da experiência de estágio curricular obrigatório. O objetivo geral se propôs a compreender a relação arte e Serviço Social, em especial, seu uso na prática pedagógica durante o Projeto de Intervenção na Oficina de Contos e Histórias. A metodologia de pesquisa envolveu uma revisão de literatura da produção marxista sobre arte e da relação Serviço Social e arte, onde a partir das funções da arte analisou-se as discussões feitas na Oficina de Contos e Histórias. Tratou-se de um estudo de caso com resultados não generalizáveis, para tanto, foi realizado uma análise documental com os dados provenientes da produção da autora sobre seu período de estágio. As principais conclusões apontam que o uso da arte enquanto mediação aliada à prática pedagógica do Serviço Social, proporcionou discussões críticas que evidenciaram aspectos sociais da saúde mental, rompendo com noções baseadas na culpa e assegurando local de fala aos sujeitos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordOficinas literáriaspt_BR
dc.subject.keywordCentro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)pt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.titleArte e a prática pedagógica do Serviço Social : a experiência da Oficina De Contos e Histórias no CAPS AD III Candangopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-18T12:48:37Z-
dc.date.available2017-07-18T12:48:37Z-
dc.date.submitted2017-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17459-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper had as its object the art in the development of the pedagogical practice, in the Intervention Projetct carried out at Centro de Atenção Psicossocial III Candango Álcool e Drogas- CAPS AD III Candango from August to November 2015, during the Social Work obligatory internship. The general objective was to understand the relation between art and Social Work, particularly, its use in pedagogical practice during the Intervention Project developed at the Oficina de Contos e Histórias. The research methodology involved a literature review of Marxist production on art and of the relation between Social Work and art, then based on the art’s functions, the discussions had at the Oficina de Contos e Histórias were analyzed. It was a case study with non-generalizable results, for which a documentary analysis was carried out with the data from the author's production about her internship period. The main conclusions point out that the use of art as a mediation with the pedagogical practice of Social Work provided critical discussions that pointed to social aspects of mental health, breaking with notions based on guilt and ensuring a place of speech to the subjects.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons