Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DivaldoAntonioSouza_tcc.pdf5,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social no sociojurídico : uma análise do trabalho profissional na execução penal
Autor(es): Souza, Divaldo Antonio Marcello da Fonseca
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Execuções (Direito)
Assistentes sociais
Assistentes sociais - prática profissional
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 17-Jul-2017
Referência: SOUZA, Divaldo Antonio Marcello da Fonseca. O serviço social no sociojurídico: uma análise do trabalho profissional na execução penal. 2016. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O sociojurídico apresenta-se como relevante espaço ocupacional do assistente social, consubstanciando-se como oportunidade de sua inserção ao procurar contribuir para a garantia de acesso a direita e políticas públicas. Analisar a relevância do Serviço Social consolidará sua indispensabilidade no processo de ressocialização de pessoas em situação de apenadas, numa sociedade marcada pela desigualdade, injustiça, preconceitos e ineficiência estatal. O escopo deste trabalho é a analise do Serviço Social no sociojurídico, dentro do Poder Judiciário, na Execução Penal, como integrante do sistema prisional do Distrito Federal. Considerou-se o Serviço Social no Estado Penal, o qual carece de mudanças extensas para transpor o padrão punitivo em vigor nos estabelecimentos prisionais. Além da pesquisa teórica, procedeu-se uma breve análise exemplificativa e subjetiva de relatórios produzidos por assistentes sociais que atuam na Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Observou-se, na análise, o papel ora protagonista, ora coadjuvante, do Serviço Social, inerente aos demais atores que compõem o complexo e contraditório sistema penal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons