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dc.contributor.advisorTeixeira, Sandra Oliveira-
dc.contributor.authorPereira, Darc Lene Braga-
dc.identifier.citationPEREIRA, Darc Lene Braga. Educação profissional, formação dualista e práticas emancipadoras: instrumentos de planejamento no Instituto Federal de Brasília. 2016. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a discussão sobre Educação Profissional e práticas emancipadoras nos instrumentais de planejamento do Instituto Federal de Brasília. É recorrente o estudo da relação entre trabalho e educação em uma perspectiva crítica, para definir a essência de uma educação pautada no trabalho como princípio educativo. Historicamente, a educação brasileira reproduz modelos educacionais em conformidade com o status quo do sistema capitalista. Este oferece, na instância da educação, um modelo dualista, voltado para o mundo do trabalho produtivo e para a formação geral, privilegiando grupos que galgaram espaços seletivos na estrutura social. No processo da contrarreforma da educação brasileira nas últimas décadas, organismos internacionais, com seu ideário neoliberal, influenciaram fortemente na configuração de nosso sistema educacional. No governo de Fernando Henrique Cardoso, (de 1995 a 2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (de 2003 a 2010) o processo de privatização da educação encontrou fundamentos legais. Deu-se a contrarreforma da educação profissional a partir do Decreto nº 2.208/1997 e do Decreto nº 5.154/2004. Nessa trajetória, foi criado o Instituto Federal de Brasília que insere-se no contexto de ampliação dos IF’s, suas diretrizes estão inscritas na Lei nº 11.892/2008. A publicação dessa lei trouxe mudanças significativas na política de reestruturação e reordenamento da Educação Profissional no Brasil. Entretanto, seus pressupostos dialogam com as diretrizes expressas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), essa se traduz em um documento marcado por conceitos que camuflam as contradições de classes, sobretudo na visão sistêmica de educação. A educação, em sua construção histórica, incorpora sentidos e práticas, que emergem do desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais. A valorização do capital veio acompanhada e se fez mediante a instituição de uma escola burguesa, que forjou uma educação propedêutica para um grupo privilegiado, e instituiu uma educação profissional para os filhos da classe trabalhadora, segundo a ideologia dos segmentos sociais dominantes. Entretanto, é na reprodução da educação burguesa que nascem forças que contrapõem esse modelo dual de educação. As práticas emancipadoras alicerçadas no trabalho como princípio educativo, buscam de fato uma educação que forme o indivíduo em sua integralidade. A identificação de práticas emancipadoras nos instrumentais de planejamento do IFB orientou a construção dessa pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Brasília (IFB)pt_BR
dc.subject.keywordEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação e trabalhopt_BR
dc.titleEducação profissional, formação dualista e práticas emancipadoras : instrumentos de planejamento no Instituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T17:29:38Z-
dc.date.available2017-07-13T17:29:38Z-
dc.date.submitted2016-12-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17434-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper presents the discussion on Professional Education and emancipatory practices in planning instruments of the Federal Institute of Brasilia. The study of the relationship between work and education in a critical perspective is recurrent, to define the essence of education based on work as an educational principle. Historically, Brazilian education reproduces educational models in accordance with the status quo of the capitalist system. It offers, in the instance of education, a dualistic model, focused on the world of productive work and general training, favoring groups that have built selective spaces in the social structure. In the process of counter reform of Brazilian education in the last decades, international organizations, with their neoliberal ideology, strongly influenced the configuration of our educational system. In the government of Fernando Henrique Cardoso (from 1995 to 2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (from 2003 to 2010) the process of privatization of education found legal grounds. The counter-reformation of professional education was made based on Decree nº 2.208 / 1997 and Decree nº 5.154 / 2004. In this trajectory, the Federal Institute of Brasília was created, which is part of the expansion of FIs, its guidelines are inscribed in Law 11,892 / 2008. The publication of this law brought significant changes in the policy of restructuring and reorganization of Vocational Education in Brazil. However, their assumptions are in dialogue with the guidelines expressed in the Education Development Plan (PDE), which translates into a document marked by concepts that camouflage the contradictions of classes, especially in the systemic view of education. Education, in its historical construction, incorporates meanings and practices that emerge from the development of productive forces and social relations. The valorization of capital was accompanied by the establishment of a bourgeois school, which forged a propaedeutic education for a privileged group, and instituted a professional education for the children of the working class, according to the ideology of the dominant social segments. However, it is in the reproduction of bourgeois education that forces are born that oppose this dual model of education. Emancipatory practices grounded in work as an educational principle seek, in fact, an education that forms the individual in its entirety. The identification of emancipatory practices in IFB planning instruments guided the construction of this research.pt_BR
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