Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorBarrosCosta_tcc.pdf534,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes com câncer antes e após o tratamento quimioterápico
Autor(es): Costa, Victor Barros
Orientador(es): Funghetto, Silvana Schwerz
Assunto: Pacientes - qualidade de vida
Câncer - tratamento
Quimioterapia
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 13-Jul-2017
Referência: COSTA, Victor Barros. Avaliação da qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes com câncer antes e após o tratamento quimioterápico. 2016. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A quimioterapia (QT) é a utilização de fármacos para tratamento do câncer. Porém, devido à falta de especificidade pelas células tumorais por parte dos quimioterápicos, muitos efeitos colaterais ocorrem durante o tratamento, dentre eles a neuropatia periférica, insônia, dor, náuseas e diarréia. Esses efeitos colaterais são responsáveis por limitações físicas, frustrações, prejuízos em suas atividades de vida diárias e diminuição na qualidade de vida dos pacientes. Diante do que foi exposto, o objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade de vida e a mensuração da capacidade funcional dos pacientes com câncer de acordo com o protocolo QLQ- C30 e as escalas de Karnofsky e a ECOG. Metodologia: Trata‐se de um estudo de coorte, longitudinal, de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída de 53 indivíduos portadores de câncer em diversas localizações anatômicas e em tratamento ambulatorial com quimioterápicos antineoplásicos endovenosos que continham quimioterápicos da classe dos taxanos realizado de janeiro de 2015 a março de 2015. Foram realizadas entrevistas em dois momentos distintos, acompanhando, respectivamente, o primeiro e segundo ciclos da quimioterapia nas quais foram aplicados o protocolo QLQ-C30 e as escalas de avaliação da capacidade funcional ECOG e Karnofsky. Resultados: Em relação ao protocolo QLQ-C30 foi evidenciada diminuição de todas as funcionalidades após o primeiro ciclo da QT, além de diferenças significativas dos escores de: fadiga (p=0,003), náusea (p=<0,000), insônia (p=0,042) e diarreia (p=0,006), destaque para dispneia como sintoma mais relatado, na escala de performance de Karnofsky pode-se observar que no primeiro primeiro ciclo 9,4% dos pacientes apresentavam algum sinal ou sintoma da doença o que aumentou significativamente no segundo ciclo de QT 20,8%. Em relação a avaliação global ECOG pode‐se perceber que primeiro dia do ciclo para o segundo ciclo houve uma piora significativa no que diz respeito ao comprometimento funcional dos pacientes p=0,045. Conclusão: O estudo evidenciou que houve prejuízo tanto na capacidade funcional quanto na qualidade vida em apenas um ciclo de quimioterapia, evidenciando a necessidade de se observar os impacto na QV desde do come desde do começo do tratamento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons