Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HarymiPontesDeCarvalho_tcc.pdf426,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarreiro, Rafael Garcia-
dc.contributor.authorCarvalho, Harymi Pontes de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Harymi Pontes de. Juventude e hip-hop: notas sobre um coletivo cultural de Ceilândia. 2016. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre coletivo cultural de hip-hop CeilânSoul com os jovens que frequentam este espaço, buscando entender os valores culturais atribuídos nestes e suas expressões. A pesquisa foi realizada na cidade de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, construída através da erradicação de favelas e habitada inicialmente por uma população advinda de uma realidade extremamente pobre, a cidade carrega intrinsicamente um estereótipo de marginalidade. A terapia ocupacional está relacionada a realidade do indivíduo, seu cotidiano e ocupações. As ações voltadas para a juventude são pautadas em atividades/ocupações significativas para os jovens, no qual são subsidiados espaços para expressão da realidade vivida pelos mesmos, uma realidade que diversas vezes é configurada através de relatos e expressões artísticas, assim como, break, grafite e rap, aspectos que compõem a cultura Hip-hop. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens que estavam integrados ao coletivo cultural CeilânSoul. Através dessa pesquisa esperamos compreender essa relação entre o coletivo cultural e os jovens inseridos no mesmo, assim como contribuir para o campo de pesquisa da terapia ocupacional social, subsidiando conhecimento e estratégias para intervenções e metodologias para com esses jovens e os coletivos culturais. Concluiu-se que o hip-hop atualmente permeia as diferentes classes sociais. Porém sua origem não pode ser esquecida, um movimento que surgiu na periferia e expressa o que essa classe social vivenciou e vivencia cotidianamente. A partir da clareza do surgimento desse movimento, legitimamos o porquê da existência desses coletivos culturais em Ceilândia e sua importância cultural para a cidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHip-hop (Música)pt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.titleJuventude e hip-hop : notas sobre um coletivo cultural de Ceilândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T12:50:12Z-
dc.date.available2017-07-13T12:50:12Z-
dc.date.submitted2016-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17422-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The following article has as an objective to comprehend the relation between the cultural collective of hip-hop CeilânSoul with people that use to attend this space, trying to understand its cultural values and their expressions. The research was conducted in Ceilândia, a city in Distrito Federal that was build through the eradication of slums and inhabited mainly by people that came from a extremely poor reality. This city has the stereotype of marginality. The Occupational Therapy is related to the person´s reality, so as its occupations and daily activities. The actions attended by youth are lined by meaningful activities for young people, in which there are some spaces for them to express their reality: a reality that often is configured through artistic expressions, like break dance, graphite and rap, aspects of the Hip-hop culture. Some interviews were conducted with participants of the cultural collective CeilânSoul. The objective of this research is to comprehend the relation between this cultural background and people that attend to this program, as contribute with the social Occupational Therapy research camp, supporting knowledge and strategies for interventions and methodologies towards young people and cultural collectives. We conclude that hip-hop passes through different social backgrounds. However, its origins can not be forgotten: it’s a motion that begun in the periphery and expresses what this social background had lived and still lives nowadays. From the clarity of this motion birth, we legitimate the necessity of this cultural collectives in Ceilândia and its importance for that city.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons