Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gurgel, Bruno Saback | - |
dc.contributor.author | Machado, Edite Silva de Souza | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Edite Silva de Souza. Inclusão escolar no Brasil: um grande salto e poucos avanços. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho estuda a inclusão escolar dentro da comunidade educadora, fazendo um pequeno levantamento histórico da educação no Brasil procurando evidenciar a omissão do poder público pelo processo educativo por muitos anos, desde o Brasil Colônia, onde a educação foi entregue aos jesuítas com a finalidade de catequização, até o momento da promulgação da Constituição Federal de 1988. A partir da Constituição de 88, a educação inclusiva passou a se destacar um pouco mais no contexto social, mas somente depois dos anos 90 é que obteve regulamentação dentro do contexto social e educativo. No entanto, muito ainda é preciso construir e realizar para que o fantasma da exclusão desapareça da nossa sociedade através de transformações sociais, políticas e econômicas de forma acelerada para que a formação do cidadão com necessidades especiais ou não, seja de qualidade possibilitando-o viver no complexo mundo moderno. Sem dúvida, compete à Educação acompanhar o desenvolvimento do país se adequando as novas exigências, para que possa continuar exercendo a sua principal função, a de preparar o aluno para a vida, observando a inclusão como um processo contínuo onde o estudante portador de necessidade especiais possa se sobressair com segurança. Ao enfrentar e superar esse desafio, as instituições escolares estarão prontas para atender à expectativa de uma educação democrática no Brasil e aos desejos daqueles que almejam o seu progresso e pleno desenvolvimento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Educação e Estado | en |
dc.title | Inclusão escolar no Brasil : um grande salto e poucos avanços | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-08-03T12:23:02Z | - |
dc.date.available | 2011-08-03T12:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-03T12:23:02Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1741 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1741 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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