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dc.contributor.advisorGurgel, Bruno Saback-
dc.contributor.authorMachado, Edite Silva de Souza-
dc.identifier.citationMACHADO, Edite Silva de Souza. Inclusão escolar no Brasil: um grande salto e poucos avanços. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a inclusão escolar dentro da comunidade educadora, fazendo um pequeno levantamento histórico da educação no Brasil procurando evidenciar a omissão do poder público pelo processo educativo por muitos anos, desde o Brasil Colônia, onde a educação foi entregue aos jesuítas com a finalidade de catequização, até o momento da promulgação da Constituição Federal de 1988. A partir da Constituição de 88, a educação inclusiva passou a se destacar um pouco mais no contexto social, mas somente depois dos anos 90 é que obteve regulamentação dentro do contexto social e educativo. No entanto, muito ainda é preciso construir e realizar para que o fantasma da exclusão desapareça da nossa sociedade através de transformações sociais, políticas e econômicas de forma acelerada para que a formação do cidadão com necessidades especiais ou não, seja de qualidade possibilitando-o viver no complexo mundo moderno. Sem dúvida, compete à Educação acompanhar o desenvolvimento do país se adequando as novas exigências, para que possa continuar exercendo a sua principal função, a de preparar o aluno para a vida, observando a inclusão como um processo contínuo onde o estudante portador de necessidade especiais possa se sobressair com segurança. Ao enfrentar e superar esse desafio, as instituições escolares estarão prontas para atender à expectativa de uma educação democrática no Brasil e aos desejos daqueles que almejam o seu progresso e pleno desenvolvimento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.titleInclusão escolar no Brasil : um grande salto e poucos avançosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-03T12:23:02Z-
dc.date.available2011-08-03T12:23:02Z-
dc.date.issued2011-08-03T12:23:02Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1741-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1741-
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