Título: | Análise de rótulos no ensino de ciências : possibilidades e desafios |
Autor(es): | Rocha, Theandra Naya da Silva |
Orientador(es): | Santos, Elias Batista dos |
Assunto: | Prática de ensino - ciências Ciências - estudo e ensino Rótulos |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 13-Jul-2017 |
Referência: | ROCHA, Theandra Naya da Silva. Análise de rótulos no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa tem origem no contexto das aulas ministradas pela pesquisadora em uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal em que as questões sobre a contextualização do ensino de química foram debatidas no espaço-tempo das coordenações pedagógicas. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi analisar as contribuições da utilização da leitura de rótulos para o processo de aprendizagem em ciências, no contexto da sala de aula de uma escola pública do Distrito Federal. Para tanto, assumiu-se, como metodologia, a perspectiva da pesquisa qualitativa, mormente a pesquisa-ação. Como instrumentos para a produção de dados foram utilizados o diálogo, a observação participante e a entrevista reflexiva. Primeiramente, foi feita uma entrevista com a docente voluntária em participar da pesquisa para identificar como ela percebia o uso do letramento científico e das atividades práticas interdisciplinares, no contexto das aulas de ciências que ministrava. A seguir, foi preparada, colaborativamente, uma aula sobre leitura e interpretação de rótulos. A análise dos resultados indicou que a leitura de rótulos no contexto da sala de aula pode auxiliar no processo de letramento do estudante, ou seja, a interpretação crítica das informações registradas nos rótulos contribui para aguçar a leitura de mundo que o estudante faz. Além disso, a leitura de rótulos pode criar um ambiente favorável para o exercício da interdisciplinaridade, pois exige que os participantes da atividade façam conexões com diferentes áreas do conhecimento no processo de interpretação. Por fim, os resultados indicaram que a utilização da leitura de rótulos favorece o diálogo entre os sujeitos envolvidos na atividade, o que parece contribuir para que o aluno assuma uma postura ativa e colaborativa no desenvolvimento das atividades propostas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|