Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduFerreiraBrandizzi_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A trajetória de aprendizagem musical na percepção de egressos da Banda de Música do Colégio Militar de Brasília
Autor(es): Brandizzi, Edu Ferreira
Orientador(es): Recôva, Simone Lacorte
Assunto: Música - Brasília (DF)
Músicos - formação
Aprendizagem
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: BRANDIZZI, Edu Ferreira. A trajetória de aprendizagem musical na percepção de egressos da Banda de Música do Colégio Militar de Brasília. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de pesquisa de caráter qualitativo teve uma abordagem metodológica de estudo de entrevistas, com o objetivo geral de compreender a percepção de egressos sobre a contribuição da Banda de Música do Colégio Militar de Brasília (CMB) em sua respectiva atuação musical. O instrumento metodológico utilizado na coleta de dados para a pesquisa foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 05 (cinco) egressos da Banda de Música do CMB. A revisão de literatura está pautada em conceitos de autores que abrangem desde a historicização (origens, utilização, conceitos e emprego) de bandas de música no país, incluindo também a organização da sistemática educacional referente ao Colégio Militar de Brasília; e, incluem-se à fundamentação ainda argumentos sobre concepções de ensino (SWANWICK, 1993; 1994), construção da aprendizagem em bandas (CAMPOS, 2008 et al)e o ensino coletivo (CRUVINEL, 2008; TOURINHO, 2007) em que também se busca dialogar não só com a legislação pertinente, mas também com ideias, propostas e sugestões oriundas principalmente de indivíduos com vivências registradas naquele estabelecimento de ensino regular. Da análise dos resultados constrói-se um respectivo direcionamento à compreensão da percepção destes egressos em aspectos de vivência, aprendizagem e formação musical experienciados na instituição. Os resultados obtidos apontam para fatores positivos por meio do relato das experiências destes egressos - através dos quais é possível verificar aspectos diversificados de suas vivências - segundo seus discursos, obtidas como êxito em seu próprio favor (desenvolvimento de suas relações sociais e capacidade de aprendizagem e atuação em ambientes coletivos; formação de valores, e ainda o preparo intelectual e vocacional). Estas vivências apresentam-se como situações que transitam da própria experiência social dos indivíduos em questões próprias dos entrevistados.
Abstract: This work of qualitative research had a methodological approach to the study of interviews, with the general objective of understanding the students' perception about the contribution of the Music Band of the Military School of Brasília (CMB) in their musical performance. The methodological instrument used in gathering data for the survey was the semi-structured interview. Five (05) graduates of the CMB Music Band were interviewed. The literature review is based on concepts of authors ranging from the music bands historicizing (origins, usage, and employment concepts) in the country, including also the systematic educational organization from the Military School of Brasilia; and also include the statement of reasons arguments about conceptions of teaching (SWANWICK, 1993; 1994), construction of learning in bands (CAMPOS et al. 2008) and collective education (CRUVINEL, 2005, 2008; TOURINHO, 2005, 2007) in which it also seeks dialogue not only with the relevant legislation, but also with ideas, proposals and suggestions from mainly individuals with experiences recorded in that regular education establishment. Results show that the band had a positive experience in situations that move the social experience of these individuals in the humanities, intellectual and vocational issues - making up a complex range of quirky situations (diversified) to individual training of these graduates.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons