Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GrazielaPereiraGoncalves_tcc.pdf780,2 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.authorGonçalves, Graziela Pereira-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Graziela Pereira. Smartphones e aplicativos: ferramentas pedagógicas no ensino de ciências naturais. 2015. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta uma proposta para promover a aprendizagem das ciências naturais a partir do letramento digital. Foram analisados aplicativos instalados em smartphones, exemplos de Tecnologias da Informação e Comunicação Móvel sem Fio – TIMS e que estão contextualizados com os temas abordados nas aulas de ciências naturais. Os participantes da pesquisa envolvem alunos dos anos finais vinculados à rede pública de ensino do Distrito Federal. Neste contexto, as TIMS incorporam como importantes ferramentas pedagógicas que auxiliam os professores e alunos na promoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, alterando a postura transferência-passividade para a mediação-atividade. Um desafio se considerarmos que nos últimos anos há inúmeras mudanças de hábitos das crianças e adolescentes que aderem com grande velocidade ao uso das TIMS.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.titleSmartphones e aplicativos : ferramentas pedagógicas no ensino de ciências naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-12T12:38:21Z-
dc.date.available2017-07-12T12:38:21Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17396-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph presents a proposal to promote learning of Natural Sciences starting from digital literacy. Applications installed on smartphones where analyzed, examples of Information Technology and wireless Mobil communication-TIMS which are contextualized within the issues approached in Natural Sciences classes. Elementary school students from public schools in Distrito Federal are involved in this research. In this context, TIMS incorporate as important educational tools that help teachers and students in the development of new strategies in the teaching-learning process for the metering-activity. A great challenge, if we consider that in the past years there were a number of changes in children and teenagers habits who adhere rapidly to the use of TIMS.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons