Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TulioNascimentoMoreira_tcc.pdf682,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alterações nas frações lábeis da matéria orgânica do solo em sistema de integração lavoura-pecuária recém implantado
Autor(es): Moreira, Túlio Nascimento
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Biomassa
Microorganismos do solo
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 11-Jul-2017
Referência: MOREIRA, Túlio Nascimento. Alterações nas frações lábeis da matéria orgânica do solo em sistema de integração lavoura-pecuária recém implantado. 2016. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Alterações nos estoques de matéria orgânica do solo (MOS), decorrentes da má utilização do sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) no Cerrado, podem ter implicações na estrutura do solo, na capacidade de troca catiônica, além de impactos na emissão de gases de efeito estufa, visto que a MOS é o principal reservatório de carbono (C) nos sistemas agrícolas. Alterações na MOS podem não ser verificadas em sistemas recém implantados quando medidas pelo C orgânico total do solo (COT). Uma das alternativas é a determinação das frações lábeis do C do solo como o da biomassa microbiana (CBM) e do carbono lábil (CL), que são sensíveis a mudanças na MOS em função do uso do solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da implantação de sistema de ILP sobre as frações lábeis da MOS. O experimento foi realizado na fazenda experimental da Universidade de Brasília. Antes da instalação do experimento, a área encontrava-se em avançado processo de degradação, sendo implantado em 2012 o sistema de consórcio de milho (Zea mays) com a forrageira Panicum maximum cv. Massai. As amostras de solos foram coletadas nessas áreas antes da implantação do experimento (outubro de 2012) e na floração do milho (março de 2016), nas profundidades de 0-10; 10-20 e 20-40 cm. O CBM foi determinado pelo método da irradiação-extração e o CL por oxidação em solução de permanganato de potássio. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). A implantação do ILP elevou os teores de CL em todas as profundidades avaliadas e os teores de CBM nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm. Na comparação com a área degradada, o consórcio de milho com Panicum maximum cv. Massai apresentou teores de CL na ordem de 52, 49 e 40% superiores nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-40 cm, respectivamente. Nessa mesma comparação, os teores de CBM foram superiores na área com ILP na seguinte ordem: 15, 40 e 3% nas profundidades 0-10, 10-20 e 20-40 cm, respectivamente. Assim, o consórcio de milho com a forrageira de Panicum maximum cv. Massai elevou os teores de C nas frações lábeis da matéria orgânica, apesar do pouco tempo de implantação do sistema ILP.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons