Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebeccaViegasDeAlmeida_tcc.pdf983,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordeiro, Alessandro Borges-
dc.contributor.authorAlmeida, Rebecca Viegas Branco de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rebecca Viegas Branco de. Um relato das estratégias de aprendizagem no Coro Sinfônico Comunitário da Universidade de Brasília. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda as estratégias de aprendizagem utilizadas por pessoas não-musicalizadas formalmente na atividade de canto coral, lista as mais utilizadas e verifica o nível formal de musicalização dos membros do CSC (Coro Sinfônico Comunitário de Brasília). Para isso, foi aplicado um questionário aos coralistas contendo perguntas sobre essas estratégias e foram feitas observações dos ensaios do coral. Iniciamos o estudo com uma breve contextualização expondo a relevância da prática do canto, logo após, exploramos o canto coral no âmbito social e educacional e em especial a prática de canto coral por pessoas não-musicalizadas. Foi feita uma breve descrição do cenário do CSC e como se realizam os ensaios e atividades do coro e ao final foi realizada a análise dos dados coletados com base nos questionários e observações dos ensaios. Ao final da pesquisa, foi possível constatar que muitas estratégias descritas no referencial teórico, na verdade, já são utilizadas pelos coralistas, tanto as de senso comum, quanto outras criadas pelos próprios coralistas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCanto coralpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleUm relato das estratégias de aprendizagem no Coro Sinfônico Comunitário da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-11T13:51:16Z-
dc.date.available2017-07-11T13:51:16Z-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17374-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This present study approaches the learning strategies used by people with no formal musical study inside the activity of choral singing, lists the frequent ones and verifies the formal level in music of the members of the Community Symphonic Choir (CSC). For this purpose, a questionnaire was handed to the choral members containing questions about those strategies and observations were made during choir rehearsals. We initiated the study with a brief contextualization by exposing the relevance of singing. Then, we explored the choral singing in the social and educational scopes and specially the choral singing activity by people with no musical formation. A description of the scenery of CSC was made as well as how the rehearsals and choir activities happen and then the collected data analysis was done based on the questionnaires answers and rehearsal observations. Finally, it was possible to verify that many strategies described in the theoretical frame are, actually, already being used by the choral singers, both the common sense strategies and the other ones created by the choral singers themselves.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons