Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cordeiro, Alessandro Borges | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rebecca Viegas Branco de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rebecca Viegas Branco de. Um relato das estratégias de aprendizagem no Coro Sinfônico Comunitário da Universidade de Brasília. 2016. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda as estratégias de aprendizagem utilizadas por pessoas não-musicalizadas formalmente na atividade de canto coral, lista as mais utilizadas e verifica o nível formal de musicalização dos membros do CSC (Coro Sinfônico Comunitário de Brasília). Para isso, foi aplicado um questionário aos coralistas contendo perguntas sobre essas estratégias e foram feitas observações dos ensaios do coral. Iniciamos o estudo com uma breve contextualização expondo a relevância da prática do canto, logo após, exploramos o canto coral no âmbito social e educacional e em especial a prática de canto coral por pessoas não-musicalizadas. Foi feita uma breve descrição do cenário do CSC e como se realizam os ensaios e atividades do coro e ao final foi realizada a análise dos dados coletados com base nos questionários e observações dos ensaios. Ao final da pesquisa, foi possível constatar que muitas estratégias descritas no referencial teórico, na verdade, já são utilizadas pelos coralistas, tanto as de senso comum, quanto outras criadas pelos próprios coralistas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto coral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | Um relato das estratégias de aprendizagem no Coro Sinfônico Comunitário da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-11T13:51:16Z | - |
dc.date.available | 2017-07-11T13:51:16Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17374 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present study approaches the learning strategies used by people with no formal musical study inside the activity of choral singing, lists the frequent ones and verifies the formal level in music of the members of the Community Symphonic Choir (CSC). For this purpose, a questionnaire was handed to the choral members containing questions about those strategies and observations were made during choir rehearsals. We initiated the study with a brief contextualization by exposing the relevance of singing. Then, we explored the choral singing in the social and educational scopes and specially the choral singing activity by people with no musical formation. A description of the scenery of CSC was made as well as how the rehearsals and choir activities happen and then the collected data analysis was done based on the questionnaires answers and rehearsal observations. Finally, it was possible to verify that many strategies described in the theoretical frame are, actually, already being used by the choral singers, both the common sense strategies and the other ones created by the choral singers themselves. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|