Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CamilaIsabelSouza_parcial.pdf136,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contextualizando o desempenho ocupacional de pessoas em primeiras crises do tipo psicótica
Autor(es): Souza, Camila Isabel Cruz
Orientador(es): Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira
Assunto: Saúde mental
Desempenho ocupacional
Psicoses
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 11-Jul-2017
Referência: SOUZA, Camila Isabel Cruz. Contextualizando o desempenho ocupacional de pessoas em primeiras crises do tipo psicótica. 2016. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: A vivência de uma crise é um fenômeno natural, podendo gerar sofrimento psíquico do tipo psicótico e interferir na realização das atividades do cotidiano e, consequentemente, no desempenho ocupacional das habilidades e papéis sociais. Objetivo: Descrever aspectos do desempenho ocupacional de pessoas que vivenciaram primeiras crises do tipo psicóticas, relacionando aos investimentos do campo da Terapia Ocupacional. Metodologia: A pesquisa foi mista, com dados quantitativo e qualitativo descritivo, por meio da pesquisa da literatura dos aspectos relacionados à crise do tipo psicótica, desempenho ocupacional e Terapia Ocupacional; e o estudo dos aspectos do desempenho ocupacional utilizando a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) aplicada durante o projeto de pesquisa desenvolvido no Grupo de Intervenção Precoce nas Primeiras Crises do Tipo Psicótica (GIPSI), do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB). Foi analisada a frequência numérica e de conteúdo de ambos os estudos. Resultados e Discussão: As áreas produtividade e lazer foram as mais afetadas. Houve resultado bom quanto ao desempenho, porém insatisfação quanto ao seu desenvolvimento, interferindo no papel social, comprometidos também por fatores associados à crise psicótica, como sinais positivos e negativos, família, trabalho, e interações sociais. Nesse sentido, é necessária a atuação da Terapia Ocupacional. Considerações finais: Há necessidades de mais estudos no campo do sofrimento psíquico do tipo psicótico, sendo o desempenho ocupacional relevante para o entendimento do papel social do sujeito e que traduz ao campo de pesquisa e intervenção em Terapia Ocupacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo disponível: Resumo.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons