Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelaDantasdeAraujoLima_tcc.pdf595,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção e avaliação de um aplicativo sobre imunização : um estudo piloto
Autor(es): Lima, Isabela Dantas de Araujo
Orientador(es): Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Jogos educativos
Jogos digitais
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 11-Jul-2017
Referência: LIMA, Isabela Dantas de Araujo. Construção e avaliação de um aplicativo sobre imunização: um estudo piloto. 2016. 18 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2016.
Resumo: Objetivo: descrever a criação e avaliar um jogo sobre imunização, Programa Nacional de Imunização e Rede de Frio sob a perspectiva de acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB) e profissionais de enfermagem. Design: Estudo quantitativo-descritivo que foi realizado com estudantes do curso de enfermagem da UnB/FCE e enfermeiros do Distrito Federal. Método: Foram convidados a avaliar o aplicativo “Immunitates”, os alunos que já tinham visto o conteúdo de imunização, Programa Nacional de Imunização e Rede de Frio, enfermeiros egressos da UnB/FCE que aceitarem participar voluntariamente da pesquisa. A avaliação foi feita utilizando-se de parte do instrumento para avaliação de jogos educacionais proposto por Savi et al (2010), em uma escala tipo Likert. Para responder ao questionário os participantes fizeram o download do jogo educativo em formato de aplicativo “Immunitates” disponível apenas para o sistema operacional Android, na Play Store do Google. O aplicativo é de graça e sem propagandas. Após jogarem o jogo, os participantes responderam o questionário. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília sob o número de protocolo: 30445614.2.0000.0030. Achados: O jogo foi bem avaliado pelos acadêmicos (n=21), conseguindo índice de concordância maior que 80% em 18 dos 20 itens avaliados. Conclusão: O uso de jogos educativos na enfermagem auxilia o aluno no processo ensino-aprendizagem e é uma maneira prazerosa e criativa de revisar conteúdos já estudados. Neste sentido, entendemos que o Jogo Immunitates é uma tecnologia inovadora no ensino de Imunização no ensino superior em Enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons