Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17353
Título: | Entre o autoretrato e o selfie : uma proposta para a educação do olhar |
Autor(es): | Silva, Ana Raquel da |
Orientador(es): | Pena, Iara Carneiro Tabosa |
Assunto: | Fotografia - retratos Arte e fotografia Arte digital Autorretrato Imagens - análise |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Jul-2017 |
Referência: | SILVA, Ana Raquel da. Entre o autoretrato e o selfie: uma proposta para a educação do olhar. 2015. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a problemática do uso do aparelho celular em sala de aula e propõe uma metodologia que inclua o uso da fotografia como instrumento didático-pedagógico nas atividades, a fim de despertar no aluno a importância do conhecimento estético no ensino de Artes Visuais. Por meio do registro de imagens através do uso do aparelho celular, que atualmente produz um grande fascínio nos alunos que estão matriculados e frequentes na escola do meio rural, pretende-se conhecer os seus hábitos e assim traçar metas que possam contribuir positivamente para o ensino-aprendizagem propondo o conhecimento e reflexão do cotidiano, desta maneira contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico-social, através da linguagem fotográfica. A cultura visual ganha espaço, permitindo que informações e conhecimentos façam uma conexão entre povos e tradições; assumindo assim um papel fundamental nas relações e interações sociais. A saída a campo foi evidenciada pela preferência de cada aluno em registrar sua visão particular da cena. O objetivo da saída à campo foi desenvolver o olhar crítico e também noção básicas de estética, composição fotográfica e escolha do assunto que mais lhe motivasse. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons