Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ivo, Elda Alves Oliveira | - |
dc.contributor.author | Andrade, Ivone Mártir de | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Ivone Mártir de. A contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesa. 2015. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Licenciatura em Letras - Português, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo apresentar possíveis sugestões metodológicas ou estratégias sobre como o gênero poesia pode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa. A escolha para tratar desse tema se insere em um contexto em que esse gênero é quase esquecido ou mesmo havendo um certo preconceito por parte de alunos e professores em trabalhá-lo em sala de aula. Nessa perspectiva, este trabalho traz como recorte as seguintes questões de pesquisa: O que é poesia? Para que serve? Como adotar a poesia como prática de letramento na sala de aula no ensino de nossa língua? Com base nessa questão investigativa, os dados coletados e analisados se constituem de reflexões teóricas de alguns autores que se dedicaram a esse tema. Nesse sentido, a metodologia se caracteriza como bibliográfica. O aporte teórico considera as contribuições de, entre outros autores, os trabalhos de Antunes (2009), Olímpo (2008), e Silva e Jesus (2011), além dos PCNs de Língua Portuguesa.Os resultados das análises dos dados de pesquisa evidenciam que assim como a poesia pode ser definida como exploração máxima das palavras a mesma pode ser melhor utilizada para a interpretação dos sentidos possíveis de nossa língua e jamais de regras gramaticais. Para pesquisas futuras a pesquisa aponta como direcionamentos trabalhar mais a poesia com a oralidade através da entonação, os gestos e acionar conhecimentos prévios, não se restringindo a interpretações fixas e focar só na vida do autor para. Assim os alunos poderão realmente apreciar o gênero poesia e serem levados a conclusão que o que ele promete é sobretudo o prazer, o arrebatamento de sentimento e a contemplarem o mundo de outra forma, mais bela e sensível. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A contribuição do gênero poesia para o aprendizado da língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T15:12:49Z | - |
dc.date.available | 2017-07-10T15:12:49Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17346 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|