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Título: Adaptação de uma tabela periódica para alunos com deficiência visual
Autor(es): Moura, Carina Silva
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Estudantes deficientes
Deficientes visuais
Braille (Sistema de escrita)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 2-Ago-2011
Referência: MOURA, Carina Silva. Adaptação de uma tabela periódica para alunos com deficiência visual. 2010. 40 f. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Nesta monografia é apresentado como se deu à aplicação de uma versão em Braille da tabela periódica para uma aluna deficiente visual. A adaptação feita foi da tabela proposta pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) que vem com um maior número de informações sobre cada elemento químico. A versão em Braille desta tabela foi feita pela aluna Larine Araújo Pires, licencianda do Instituto de Química na Universidade de Brasília, visando incluir cada vez mais o aluno cego nas salas de aula do ensino regular. A tabela periódica tal qual como a conhecemos apresenta uma grande variedade de cores empregadas nas classificações dos elementos fator agravante para exclusão dos alunos deficientes visuais. Com esse material adaptado em mãos, os alunos cegos estarão participando não apenas como ouvintes, mas lendo o conteúdo normalmente como qualquer outro aluno, participando do contexto educativo como sujeitos responsáveis e atuantes em seus processos de aprendizagens. Considerando a necessidade de que alunos com deficiência visual tenham acesso às mesmas informações que os alunos videntes, apresentamos uma proposta de adaptação para esse material a fim de tornar o aluno cego um indivíduo integrado no contexto da sala de aula. O primeiro passo do processo foi adaptar todos os dados trazidos por uma tabela periódica, passando-o para software específico, ou seja, adaptando-o para o Braille para que fosse impresso. Em seguida, o material foi avaliado por uma aluna cega da terceira série do ensino médio da modalidade regular que aprovou a proposta. Contudo, espera-se que, com a elaboração dessa ferramenta, possamos contribuir com mais um dos elementos a favorecer a participação efetiva de alunos cegos nas aulas de Química, ao estudar a Tabela Periódica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1734
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