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dc.contributor.advisorSantos, Carolina Cassia Batista-
dc.contributor.authorLima, Bianca Alves-
dc.identifier.citationLIMA, Bianca Alves. Educação e inserção social de pessoas com deficiência auditiva: estudo com estudantes egressos do CEAL-LP. 2016. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender o processo de inserção social do deficiente auditivo, através de um estudo feito com estudantes egressos da instituição Centro de Audição e Linguagem- Ludovico Pavoni, estabelecido no Distrito Federal, e através da análise bibliográfica e documental, por meio da consulta a home pages, artigos e bibliotecas virtuais, entre outros, sendo assim foi realizada uma revisão de literatura, visto que houve um levantamento bibliográfico e uma análise de conteúdo de diversos tipos de documentos, entre eles estão: artigos, teses e leis. O estudo baseou-se no levantamento bibliográfico e documental da trajetória histórica e as legislações, diretrizes e normas, acerca da deficiência auditiva. Está dividido em dois capítulos, o primeiro consiste na trajetória histórica da deficiência na educação e no mercado de trabalho, bem como estudo dos métodos educacionais destinadas as pessoas com deficiência auditiva, seguido do segundo capítulo que faz uma análise das legislações destinadas ao mercado de trabalho, bem como a análise de dois métodos utilizados na educação, o de Libras e o Oralizado (utilizado pela instituição CEAL-LP) e uma análise da instituição como parte do terceiro setor e representante das políticas sociais destinadas ao público- alvo a fim de que possam estar inseridos socialmente. A conclusão consiste na demonstração de que pessoas com deficiência auditiva, quando inseridos nas políticas a eles designadas são capazes de se inserir socialmente, apesar de ainda necessitar de avanços.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleEducação e inserção social de pessoas com deficiência auditiva : estudo com estudantes egressos do CEAL-LPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-10T12:05:56Z-
dc.date.available2017-07-10T12:05:56Z-
dc.date.submitted2016-09-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17331-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This Work Completion of course sought to understand the process of social insertion of the hearing impaired, through a study of students graduating from institution Hearing Center and language Ludovico Pavoni, established in the Federal District, and atraEve I bibliographical and documentary analysis, by consulting the homepages, articles and virtual biblioteak, among others, so a literature review was performed, as there was a literature review and an analysis of various types of documents, among them are : articles, theses and laws. The study was based on bibliographical and documentary survey of the historical trajectory and the laws, guidelines and standards, about the hearing. It is divided into two chapters, the first is the historical trajectory of disability in education and the labor market as well as study of educational methods aimed people with hearing loss, followed by the second chapter analyzes the legislation intended to labor market and the analysis of two methods used in education, Pounds and Oralizyde (used by Ceal-LP institution) and an analysis of the institution as part of the third sector and representative of social policies aimed at the target audience so that They may be inserted socially. The conclusion is to demonstrate that people with hearing impairment, when inserted in the designated policies they are able to enter socially, although still need progress.pt_BR
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