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Título: Dicloro Difenil Tricloetano (DDT) : vindas e idas de sua história para contextualizar o ensino de Química
Autor(es): Borges, Érika Nobrega
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino
Produtos químicos agrícolas
Inseticidas
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 2-Ago-2011
Referência: BORGES, Érika Nobrega. Dicloro Difenil Tricloetano (DDT): vindas e idas de sua história para contextualizar o ensino de Química. 2011. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho se propôs a investigar a trajetória história de uma substância que teve papel ambíguo para a sociedade em que vivemos, o Dicloro Difenil Tricloetano, mais conhecido como DDT. O objetivo desse trabalho é trazer uma temática relevante, no contexto histórico científico, para ser abordado em sala de aula de nível médio, em uma linguagem mais compreensível ao público que se destina. Esse texto de caráter monográfico se dividiu em dois capítulos. O primeiro discutiu as tendências atuais para o ensino de Química, tratando sobre a necessidade de tornar o ensino de ciências útil. Além disso, foi abordado de maneira simples como se processa o aprendizado e a inserção da contextualização com o uso de temáticas. No segundo capítulo trabalhamos com a síntese, comercialização e questionamentos sobre o DDT, trazendo um pouco sobre a história dos agrotóxicos, incluindo o histórico, do DDT, seu uso na sociedade. Por fim, elaboramos um texto, dirigido a alunos do nível médio, inserindo os insumos agrícolas como temática. Nesse texto, enfatizamos conceitos de Química Orgânica relacionando-os ao DDT. O objetivo principal é dar ao ensino de alguns conceitos uma abordagem interdisciplinar, contextualizada, tornando o saber cientificamente produzido mais relevante aos estudantes. Além do conhecimento formal dos conceitos relacionados à Química, propomos também desenvolver no aluno o senso crítico sobre a transitoriedade do conhecimento científico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.1733
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