Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ClarissaAraujoDaSilva_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho terceirizado e precarizado : condições de vida dos / as trabalhadores / as da construção civil no DF
Autor(es): Silva, Clarissa Araújo da
Orientador(es): Boschetti, Ivanete
Assunto: Terceirização
Trabalho - precarização
Qualidade de vida no trabalho
Construção civil
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 7-Jul-2017
Referência: SILVA, Clarissa Araújo da. Trabalho terceirizado e precarizado: condições de vida dos/as trabalhadores/as da construção civil no DF. 2016. 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Na ultima década com o desenvolvimento neoliberal e avanço da flexibilização do trabalho a configuração do mundo do trabalho no Brasil passou por significativas transformações, principalmente quando relacionamos as mudanças nos moldes de contratação, pois apesar de um aumento do numero de trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada esse avanço se refletiu sobre os setores de trabalho mais precarizados, dentre os setores destaca-se o ramo da Construção Civil, categoria fortemente afetada pela processo de precarização do trabalho. Para além dos problemas acarretados as condições de trabalho, também deve ser levado em consideração o impacto desse processo na vida pessoal e familiar da classe trabalhadora, em especial na construção civil, pois com baixos salários, mais horas dedicadas ao trabalho do que as suas famílias e todo o estresse emocional acarretado pela falta de segurança e controle social sofrido no trabalho pode-se dizer que de alguma forma esse novo modelo de contratação influencia o modo de vida destes trabalhadores/as.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons