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Título: O trabalho do/a assistente social na educação : limites e possibilidades da autonomia profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
Autor(es): Beserra, Yohana Rodrigues
Orientador(es): Teixeira, Sandra Oliveira
Assunto: Assistentes sociais
Assistentes sociais - prática profissional
Instituto Federal de Brasília (IFB)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 7-Jul-2017
Referência: BESERRA, Yohana Rodrigues. O trabalho do/a assistente social na educação: limites e possibilidades da autonomia profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-IFB. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A educação é fator fundamental para a reprodução da sociedade de classes e está fundamentada no mercado de trabalho, ou seja, é o conjunto de práticas sociais que proporcionam a internalização dos consensos necessários à reprodução deste sistema, e é a partir dessa dinâmica que se instalam as possibilidades (ou não) de construção histórica de uma educação emancipadora (CFESS/CRESS, 2002). Sendo assim, o presente trabalho de conclusão de curso possui por objetivo analisar o trabalho do/a assistente social na área educacional. Em especial, compreender os limites e possibilidades da autonomia profissional do/a assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Para adentrar nesta temática, foi realizada uma analise histórica a respeito da educação e do Serviço Social neste contexto. E a partir disto, foram demonstrados os resultados obtidos da pesquisa realizada a respeito da autonomia profissional e a sintetização da forma como tal autonomia é assegurada dentro deste campo de trabalho.
Abstract: Education is a fundamental factor for the reproduction of class society and is based on the labor market, that is, it is the set of social practices that provide the internalization of the consensuses necessary for the reproduction of this system, and it is from this dynamic that settle The possibilities (or not) for the historical construction of an emancipatory education (CFESS / CRESS, 2002). Therefore, the present work of course completion aims to analyze the work of the social worker in the educational area. In particular, to understand the limits and possibilities of the professional autonomy of the social worker at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília. In order to penetrate this theme, a historical analysis was carried out regarding education and Social Service in this context. And from this, the results obtained from the research carried out regarding professional autonomy and the synthesis of the way in which this autonomy is ensured within this field of work were demonstrated.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
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