Título: | Pathos-Photum : fotografia na gênese da História da Arte, Antropologia, e Psicanálise |
Autor(es): | Gentil, Tiago Guidi |
Orientador(es): | Regiani, Ruth Moreira de Sousa |
Assunto: | Fotografia Experimentação fotográfica Arte - história |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 6-Jul-2017 |
Referência: | GENTIL, Tiago Guidi. Pathos-Photum: fotografia na gênese da História da Arte, Antropologia, e Psicanálise. 2016. [63] f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O propósito primevo desse estudo é localizar, por meio de fotografias e determinadas modalidades de pensamento fotográfico, as continuidades e contigüidades entre as disciplinas da História da Arte, da Antropologia, e da Psicanálise no final do século dezenove. Há um entrelaçamento das fronteiras dessas práticas em um determinado momento, justamente quando se faz na Europa a ascensão plena da fotografia como fenômeno social: ora a História da Arte faz as vezes de um estudo da antropogênese, ora a Antropologia Física pauta-se por estudos iconográficos de tipos étnico-raciais, ora a Psicanálise confunde-se com um estudo da humanidade não-figurável, à qual deve-se realizar um trabalho de figurabilidade; e em meio a tudo isso, o uso recorrente da fotografia e de um pensamento fotográfica pelas três disciplinas. A questão tampouco é realizar um levantamento de parentesco, onde de alguma maneira ou de outra haveria uma filiação comum desses diferentes territórios epistêmicos a uma mesma origem fotográfica, mas sobretudo estabelecer relações de familiaridade, retratos compostos, onde suas diferenças estão guardadas, a partir dos seus diferentes usos da fotografia. Se essas disciplinas e saberes apresentam entre si zonas de vizinhança nas suas respectivas gêneses, isso se dá sobretudo porque suas fronteiras não estão firmemente estabelecidas, e o intento desse estudo é mostrar como isso está exposto na veiculação e sistematização das suas linguagens por meio da imagem técnico-fotográfica. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2016. |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|