Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Regiani, Ruth Moreira de Sousa | - |
dc.contributor.author | Conrado, Shesna Lyra | - |
dc.identifier.citation | CONRADO, Shesna Lyra. Livro de visitas: O deslocamento do efeito Cubo Branco. 2016. [47] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa parte da investigação poética sobre a forma de apresentação da obra de arte no espaço expositivo institucional e os efeitos do seu deslocamento para um outro lugar, produzidos pela instalação Livro de Visitas. A instalação aponta para o caráter cênico e ideológico da neutralidade do Cubo Branco, frequentemente adotado como modelo expositivo em galerias de arte. Criada a partir da montagem de elementos cênicos, estrategicamente articulados, a instalação delimita o espaço de exposição de uma serie de fotos em meio a um lugar de passagem pública. A pesquisa engaja uma reflexão teórica sobre circuitos e sistemas da Arte e propõe a noção de artista e espectador como atores da exposição. Analisa-se obras de artistas contemporâneos que utilizam ferramentas provenientes do espaço expositivo institucional e de artistas que efetivamente decidem sair desse espaço.“Livro de Visitas” propõe uma aproximação entre o espaço expositivo e a obra, não apenas como suporte de exibição, mas também como conteúdo na produção de sua poética, e ressalta particularidades do espaço, ampliando a atuação do campo da arte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte moderna Séc. XX | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obra de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instalações (Arte) | pt_BR |
dc.title | Livro de visitas : o deslocamento do efeito Cubo Branco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-06T20:36:47Z | - |
dc.date.available | 2017-07-06T20:36:47Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17313 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research starts from the poetic investigation about the presentation of the work of art in the institutional exhibition space and the effects of its displacement to another place, produced by the installation “Livro de Visitas” (Guestbook). The installation points to the scenic and ideological character of the neutrality of the White Cube, often adopted as an exhibition model in art galleries. Created from the assembly of scenic elements strategically articulated, the installation delimits the space of exhibition of a series of photos in the middle of a place of public passage. The research engages a theoretical reflection on circuits and systems of Art and proposes the notion of artist and spectator as actors of the exhibition. I analyze works by contemporary artists who use tools from the institutional exhibition space and artists who effectively decide to leave this space.“Livro de Visitas” (Guestbook) proposes an approximation between the exhibition space and the work of art, not only as a support for exhibition, but also as content in the production of his poetics, and emphasizes particularities of the space where is located, expanding the action field of art. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|