Título: | Você gostaria de participar de uma experiência artística? Clark, Oiticica e Pape e o processo interativo na proposição artística de Ricardo Basbaum |
Autor(es): | Itabaiana, Marta Regina Alves |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Obra de arte Performance (Arte) Basbaum, Ricardo, 1961- Clark, Lygia, 1920-1988 Oiticica, Hélio, 1937-1980 |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 6-Jul-2017 |
Referência: | ITABAIANA, Marta Regina Alves. Você gostaria de participar de uma experiência artística? Clark, Oiticica e Pape e o processo interativo na proposição artística de Ricardo Basbaum. 2016. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa pretende relacionar os aspetos interativos da obra de Ricardo Basbaum, “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”, com os trabalhos de Hélio Oiticica, Lygia Pape e Lygia Clark. Tais aspectos relacionam-se à noção de interação com o público, cuja participação ativaria a obra. Nas obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark, o público era convidado a participar ativamente ante a obra de arte, rompendo, assim, com a posição passiva e contemplativa diante do objeto artístico, o artista surgia, então, como o propositor de uma experiência que aproximava arte e vida. Basbaum reivindica para si esse princípio e destaca a referência concreta dos trabalhos de Hélio Oiticica e Lygia Clark e a conexão com os aspectos conceituais e não com os aspectos formais e, ele procura responsabilizar o participante por uma tomada de posição mais específica quanto à possível transformação pretendida, pensando na obra de arte como ferramenta produtora de questões e deflagradora de discursos. |
Abstract: | This research intends to relate the interactive aspects of the work of Ricardo Basbaum, “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”, with the works of Hélio Oiticica, Lygia Pape and Lygia Clark. These aspects are related to the notion of interaction with the public, whose active participation the work. In the works of Hélio Oiticica and Lygia Clark, the public was invited to participate actively in the work of art, thus breaking with the passive and contemplative position before the artistic object, the artist emerged as the proposer of an experience that he approached art and life. Basbaum claims for himself this influence and highlights the concrete reference of the works of Hélio Oiticica and Lygia Clark and the connection with the conceptual aspects and not with the formal aspects and he tries to hold the participant responsible for a more specific position on the possible transformation thinking of the work of art as a question producing tool and a discursive tool. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Artes Visuais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|