Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GustavoVieiraDeAlmeida_tcc.pdf683,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre o abuso sexual de crianças e adolescentes e o patriarcado : uma perspectiva histórica
Autor(es): Almeida, Gustavo Vieira de
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Violência sexual
Crianças e adolescentes
Criminosos sexuais
Patriarcado
Data de apresentação: 11-Jul-2016
Data de publicação: 4-Jul-2017
Referência: ALMEIDA, Gustavo Vieira de. A relação entre o abuso sexual de crianças e adolescentes e o patriarcado: uma perspectiva histórica. 2016. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo evidenciar a hipótese de que o abuso sexual de crianças e adolescentes é potencializado pelo patriarcado, analisando a relação do abuso sexual de crianças e adolescentes ao patriarcado, levantando a bibliografia de autores que articularam sobre o tema criança, adolescência e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Bem como retroceder na história fazendo uma breve linha temporal, dos períodos que se tem registro dos abusos sexuais de crianças e adolescentes, até dados de pesquisas atuais. Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa constitui em pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Ariès (2014), Carvajal (1998), Engels (1984), DeMause (2014) inspiraram a base inicial do trabalho e da linha temporal. A análise de dados fundamentou-se em cinco pesquisas, principalmente na de Leal (2012), complementada pela de Sanderson (2008), Baptista et al. (2008), Cohen e Gobbetti (2015), Martins e Jorge (2010). Compreender como se dá o desenvolvimento natural de crianças e adolescentes, em questão a comportamentos como o brincar das crianças, a confusão e adaptação à sociedade dos adolescentes e até se aprofundar sobre sua sexualidade, é compreender como os agressores sexuais distorcem aquilo que é processo natural, aproveitando-se para cometer o abuso sexual. Assim é possível explicitar os processos do abuso sexual. Realizando um resgate histórico a respeito da criança e do abuso sexual, foi constatado que nos diversos momentos históricos até os dias atuais, que o patriarcado esteve por detrás dos abusos sexuais, uma vez que a “posse” justifica a violência sexual.
Abstract: This course conclusion work has as main objective to evidence the hypothesis that sexual abuse of children and adolescents is potentiated by patriarchy, analyzing the relationship of sexual abuse of children and adolescents to patriarchy, considering the bibliography of authors who worked on the subject. Coming back in history with a brief timeline of periods that have record of sexual abuse of children and adolescents, to the current research. As the research, methodological procedure is in bibliographic and documentary research, with qualitative-quantitative approach. Ariès (2014), Carvajal (1998), Engels (1984), DeMause (2014) inspired the initial basis of work and timeline. The data analysis was based on five researches, especially in one of Leal (2012), supplemented by Sanderson (2008), Baptista et al. (2008), Cohen and Gobbetti (2015), Martins and George (2010). Understand how the natural development of children and adolescents happens like the “play” of children, or like the confusion and adaptation of adolescents in the society and until if going deep on its sexuality, it’s to understand how the sex offender distort what is natural process, taking advantage to commit sexual abuse. Thus it is possible to explain what sexual abuse is. Performing hum Historical rescue the respect of children and sexual abuse, was finding that at differents historicals moments until the present day, that patriarchy was behind the sexual abuse, since "ownership" justified sexual violence.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons