Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17303
Título: | Poesia e letramento : uma proposta no 1º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Oliveira, Denise Soares |
Orientador(es): | Pereira, Iêda Maria Vilas Bôas |
Assunto: | Atividades criativas na sala de aula Brincadeiras Literatura Poesia |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 29-Jun-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Denise Soares. Poesia e letramento: uma proposta no 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O brincar faz parte da vida da criança. Seja com brinquedos, livremente, no parque ou com seus pares na escola durante o recreio. Há também as brincadeiras orais como parlendas, trava-línguas, versinhos e poesia que estão repletas de sons repetidos, onomatopeicos e combinações sem sentido que estão o tempo todo entretendo e promovendo a imaginação das crianças. Essas brincadeiras não encontram mais espaço na escola. Bem como a poesia, tão presente desde o nascimento da criança, hoje se encontra em atividades pedagógicas com explorações gramaticais esquecendo que a poesia trabalhada em seu aspecto estético e lúdico, pode ser um instrumento valioso no processo de alfabetização e letramento. O presente trabalho vem apresentar uma análise de propostas pedagógicas de três professores do 1º ano do Ensino Fundamental da SEEDF1, em que estão envolvidas atividades com a poesia. O trabalho também apresenta a relação de um trabalho com a poesia e o possível letramento. Será uma pesquisa qualitativa e terá como instrumento, a análise de documentos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons