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Título: A percepção dos profissionais do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) sobre a juventude e o cumprimento de medidas socioeducativas
Autor(es): Inaba, Amanda Carolina da Silva
Orientador(es): Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira
Assunto: Estatuto da Criança e do Adolescente
Medidas socioeducativas
Educação do adolescente
Inclusão social
Juventude
Data de apresentação: 5-Ago-2016
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: INABA, Amanda Carolina da Silva. A percepção dos profissionais do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) sobre a juventude e o cumprimento de medidas socioeducativas. 2016. 67 f,. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS (1965), a adolescência compreende a segunda década de vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos, período de vastas mudanças na vida emocional, social, familiar e nas relações afetivas do jovem. O adolescente quando em cumprimento de medida socioeducativa devido ao cometimento de ato infracional, acaba sendo vítima de exclusão social e muitas vezes de incompreensão familiar, agravando assim sua situação de vulnerabilidade. A partir desse contexto, o trabalho descreve pontos importantes que se destacam quanto ao sistema socioeducativo, as políticas que dão suporte a esse sistema e a compreensão de questões que envolvem a adolescência e o processo de ressocialização do SINASE. Objetivo: Conhecer a percepção dos profissionais que atuam no SINASE sobre a juventude e os jovens em cumprimento de medida socioeducativa e os aspectos que mais se destacam sobre as políticas públicas que se relacionam ao tema e o funcionamento desse sistema. Metodologia: Pesquisa do tipo exploratória mista concomitante. Foram utilizados protocolos aplicados em profissionais do SINASE, com questões abertas, fechadas e imagens sobre a juventude e os jovens em cumprimento de medida socioeducativa, do projeto intitulado: Análise sobre os discursos e ações desenvolvidas pelas equipes do sistema socioeducativo brasileiro a partir de um processo de capacitação, que é coordenado pelo CRR/FCE/UnB. Os dados analisados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa para descrever a percepção dos profissionais sobre a juventude e sobre sua realidade em medidas socioeducativas Considerações Finais: O presente estudo teve como objetivo descrever a percepção dos profissionais do SINASE, as questões relacionadas à juventude e seus processos nas medidas socioeducativas. A partir desse contexto, percebe-se a importância de um conjunto de fatores para que se possa alcançar êxito no que se refere ao cuidado do adolescente que cumpre algum tipo medida. É fundamental, que além da proteção do estado, o adolescente possa contar com o apoio familiar, o direito a saúde e ao lazer, e a dignidade no que se refere à pessoa humana, para que, assim, as medidas deixem de ter caráter punitivo e passem a ter de fato, uma abordagem psicopedagógica.
Abstract: Introduction: According to the World Health Organization - WHO (1965), adolescence comprises the second decade of life, that is, from 10 to 20 years, a period of vast changes in the emotional, social, family and the emotional relationships of the young. The teenager when in compliance with socio-educational measures due to an infraction of commitment, ends up being the victim of social exclusion and often family misunderstanding, thereby exacerbating their vulnerability. From this context, the work describes important points that stand out on the socio-educational system , policies that support this system and understanding of issues surrounding adolescence and resocialization process SINASE. Objective: Knowing the perception of professionals working in SINASE on youth and young people in fulfillment of socio-educational measures and aspects that stand out on public policies that relate to the theme and the functioning of this system .Methodology: Research concomitant mixed exploratory. protocols were used applied in SINASE professionals, with open questions, closed and images on youth and young people in fulfillment of socio-educational measures, the entitled project: Analysis of the speeches and actions developed by the teams of the Brazilian socio-educational system from a process training, which is coordinated by CRR/FCE/UnB. Data were treated in a qualitative and quantitative way to describe the perception of professionals on youth and on their reality in educational measures Final Thoughts: This study aimed to describe the perception of SINASE professionals, issues related to youth and their processes in educational measures. From this context, we see the importance of a set of factors so that we can achieve success in relation to adolescent care that meets some type measure. It is essential that in addition to state protection, the teenager can count on family support, the right to health and leisure, and the dignity with regard to the human person, so therefore the measure were allowed to take punitive and start to actually have a psychoeducational approach.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
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