Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaissaGabrielaDaSilva_tcc.pdf520,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de resultado em cirurgia : Infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta hospitalar em hospital de ensino do Distrito Federal, 2011-2013
Autor(es): Costa, Raíssa Gabriela da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Maria Cristina Soares
Assunto: Infecções pós-operatórias
Cirurgia - complicações
Infecção hospitalar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: COSTA, Raíssa Gabriela da Silva. Indicadores de resultado em cirurgia: Infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta hospitalar em hospital de ensino do Distrito Federal, 2011-2013. 2016. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das principais representantes das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde, compreendendo 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. Este estudo objetivou investigar a ocorrência de ISC e descrever as características dos casos entre pacientes atendidos no âmbito do programa de vigilância pós-alta de egressos da Cirurgia Geral em hospital de ensino de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo dos anos 2011 a 2013, com dados dos sistemas de informações do hospital e prontuários de pacientes. No período do estudo foram realizados 2.772 procedimentos cirúrgicos na especialidade e 82,28% dos pacientes compareceram ao seguimento pós-alta. Foram diagnosticados 85 casos de ISC, uma incidência média de 3,7% no período. Verificou-se maior ocorrência de ISC entre o 6º e o 10º dia pós-operatório. Fica evidenciada a necessidade que as instituições hospitalares implantem serviços de vigilância de ISC no período pós-alta hospitalar, visto que a maior ocorrência de ISC ocorre nesse tempo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons