Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudiaCarvalhoVasco_tcc.pdf2,62 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edineide dos Santos-
dc.contributor.authorVasco, Claudia Carvalho de Freitas-
dc.identifier.citationVASCO, Claudia Carvalho de Freitas. Letramento cartográfico: contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º ano. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em escola pública do Distrito Federal, e buscou identificar, por meio de atividades de noções básicas de cartografia (orientação e localização geográfica – pontos cardeais), as competências dos alunos, acerca do letramento cartográfico e as contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora, bem como, a intervenção por meio de sequências didáticas para desenvolvê-las. Observou também, como a prática pedagógica pode contribuir para o sucesso ou fracasso do ensino aprendizagem, sugerindo avaliação constante não só da aprendizagem dos educandos, mas também, de toda a prática docente. O trabalho situa-se no campo da pesquisa qualitativa/etnográfica. Os resultados demonstraram que inúmeros aspectos da organização e planejamento das aulas, como por exemplo, a interdisciplinaridade, e a qualidade das atividades elaboradas numa perspectiva dos multiletramentos, contribuem significativamente para uma aprendizagem duradoura, ou seja, uma aprendizagem capaz de interagir com a pluralidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.titleLetramento cartográfico : contribuições do gênero textual mapa para proficiência leitora dos alunos do 6º anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-26T13:14:39Z-
dc.date.available2017-06-26T13:14:39Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17266-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons