Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatiaCileneSimiao_tcc.pdf859,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Problemas matemáticos : estratégias e resoluções de situações-problema na construção do letramento matemático
Autor(es): Simião, Kátia Cilene Sousa Cavalcante
Orientador(es): Santos, Cleiton Rodrigues dos
Assunto: Matemática - resolução de problemas
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 23-Jun-2017
Referência: SIMIÃO, Kátia Cilene Sousa Cavalcante. Problemas matemáticos: estratégias e resoluções de situações-problema na construção do letramento matemático. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo de compreender as estratégias utilizadas na resolução de situações-problema com crianças de 4º dos anos iniciais na construção do letramento matemático em seus processos de aprendizagem matemática. Nesse sentido, foi realizada a revisão da literatura que trata do trabalho educacional por meio de um ensino desafiador, da participação da família como superadora de atitudes inertes e sem expressividade dentro do âmbito educacional, bem como da Matemática como ciência produtora de conhecimentos a partir da construção histórica dos povos, como ponte que o cotidiano às mudanças exercidas por cidadãos críticos e ativos, pois são letrados e demonstram habilidades construídas nas práticas vivencias por meio de ações corriqueiras, exercidas no tratamento de erros como superação de fatos incompreendidos. Assim, realizou-se uma pesquisa onde alguns estudantes foram observados e alguns professores responderam a um questionário possibilitando que a parte teórica da pesquisa pudesse ser analisada ao tratar do êxito desse estudante do 4º no desenvolvimento do raciocínio lógico ocorrido nas resoluções de problemas. A pesquisa foi organizada em três capítulos. O primeiro é constituído pelo referencial teórico que trata do embasamento de temáticas que envolveram: A Escola como propulsora de um ensino pautado na participação autônoma dos seus constituintes, com abordagem acerca da participação de todos os envolvidos buscando uma aprendizagem voltada para a autonomia; A Matemática como ciência crítica, investigativa e dinâmica, com destaque para um aprender que necessita de ações dinâmicas; Letramento Matemático, enfatizando a interação entre as práticas sociais e a construção da aprendizagem significativa; e a Resolução de problemas – perspectivas diante de erros e acertos, destacando que o erro possibilita a mudança de ações de modo a propiciar o sucesso no ensino; o segundo da Metodologia com análises permeadas pela abordagem qualitativa do participantes; e o último capítulo que faz referência a análise dos dados observados na pesquisa, na qual aponto as estratégias realizadas para se alcançar ensino significativo no estudo por meio da resolução de problemas na construção do letramento matemático.
Abstract: This study aims to understand the strategies used in solving problem situations with children 4 years in the initial construction of mathematical literacy in their math learning processes. In this sense, we performed a review of the literature on the educational work through a challenging education, family involvement as surpassing inert attitudes and expressionless within the educational context, as well as mathematics and science produces knowledge from historical building of the people, as a bridge to the everyday to the changes carried out by critical and active citizens because they are literate and demonstrate skills built on vivencias practices through everyday actions, exercised in treating mistakes as overcoming misunderstood facts. Thus, a survey was held where some students were observed and some teachers answered a questionnaire enabling the theoretical part of the research could be considered when dealing with the success of this 4th apprentice in the development of logical reasoning occurred in problem solving. The research was divided into three chapters. The first consists of the theoretical framework that deals with the issues of foundation involving: The School as a driver of an education based on the autonomous participation of its constituents, with approach on the participation of all stakeholders seeking a focused learning for autonomy; Mathematics as critical science, investigative and dynamic, especially for learning that requires dynamic actions; Mathematical literacy, emphasizing the interaction between social practices and the construction of meaningful learning; and Troubleshooting - perspectives on trial and error, highlighting the error makes it possible to change the stock in order to provide success in education; the second methodology permeated analysis with a qualitative approach to the participants; and the last chapter which refers to analysis of the data observed in the survey, which point out the strategies used to achieve significant learning in the study through problem solving the construction of mathematical literacy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons