Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17262
Título: | Violência escolar : influência da afetividade e da autoestima na identidade dos alunos |
Autor(es): | Bittencourt, Léa Azevedo |
Orientador(es): | Dias, Juliana de Freitas |
Assunto: | Violência na escola Afetividade Professores e alunos |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 23-Jun-2017 |
Referência: | BITTENCOURT, Léa Azevedo. Violência escolar: influência da afetividade e da autoestima na identidade dos alunos. 2015. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta monografia foi elaborada partindo-se do desejo de aprofundar uma reflexão crítica sobre a violência escolar, e sobre as possíveis influências da afetividade na identidade do aluno e na violência escolar. Utiliza-se a metodologia qualitativa de cunho etnográfico crítico. A geração de dados foi feita através de questionários para os professores e para os alunos, foi feita, também, pesquisa bibliográfica envolvendo os temas: identidade, discurso e letramento crítico. Os resultados mostraram que os professores atribuíram como causas de violência escolar a desestruturação familiar e a sociedade violenta. Os alunos, por sua vez, pedem um maior envolvimento e acolhimento por parte dos professores. Conclui-se que o acolhimento recebido na escola, influencia na identidade dos alunos e, consequentemente, na redução da violência escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons