Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PauloAntonioPereiraDeSousa_tcc.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo das características do solo do Aterro Sanitário Oeste do Distrito Federal para aplicabilidade em camadas de cobertura utilizando a metodologia de Daniel e Wu (1993)
Autor(es): Sousa, Paulo Antonio Pereira de
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Coorientador(es): Costa, Conceição de Maria Cardoso
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - eliminação
Aterro sanitário
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 23-Jun-2017
Referência: SOUSA, Paulo Antonio Pereira de. Estudo das características do solo do Aterro Sanitário Oeste do Distrito Federal para aplicabilidade em camadas de cobertura utilizando a metodologia de Daniel e Wu (1993). 2016. xi, 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Ao longo de toda a história da humanidade, a população sempre teve como um de seus principais hábitos a transformação da matéria e a consequente geração de produtos, demandando neste processo necessidades quanto à disposição adequada desses resíduos. O crescimento vertiginoso da população e a evolução do seu poder de compra tem afetado diretamente a geração de resíduos, sendo essa condição um dos maiores desafios modernos enfrentados pelas administrações públicas brasileiras. Alternativas eficientes de disposição de tais resíduos se fazem cada vez mais necessárias. Atualmente, o aterro sanitário é visto como uma das melhores alternativas, apresentando-se como uma solução viável para a disposição desses resíduos e permitindo, de forma eficaz, o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública. No entanto, para que funcione adequadamente, o aterro deve ter seus elementos estruturais bem dimensionados e executados, destacando-se a importância da camada de cobertura que além de minimizar a entrada de água na estrutura do aterro, diminui a emissão de gases nocivos para a atmosfera. Neste estudo, foi seguida a metodologia proposta por Daniel e Wu (1993), sendo modificado o número de pontos estudados da curva de compactação de cinco para três, de modo a verificar se o solo disponível no local do Aterro Sanitário Oeste do Distrito Federal atende às recomendações aplicáveis a materiais de cobertura de aterros. A primeira etapa do programa experimental contou com ensaios de caracterização, seguidos de ensaios de compactação, utilizando energias do Proctor Normal, Modificado e Reduzido. Posteriormente foi feita a avaliação das propriedades hidráulicas e mecânicas do solo, para pontos escolhidos nas curvas de compactação, incluindo ensaios de permeabilidade, resistência à compressão simples e retração volumétrica. Os resultados demonstram que, segundo os parâmetros de avaliação definidos nesta pesquisa, as curvas de compactação representantes das energias normal e reduzida seriam reprovadas para aplicabilidade em camadas de cobertura, visto que, nenhum dos pontos analisados para as curvas atenderam a todos os critérios simultaneamente. A curva de compactação com energia modificada mostrou-se apta em todos os critérios estabelecidos nos pontos analisados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons