Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoyceVieiradeCastroMarra_RosaniaBorgesdaConceicao.pdf139,65 kBAdobe PDFver/abrir
2014_JoyceVieiradeCastroMarra_RosaniaBorgesdaConceicao_banner.pdf440,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Educação de Jovens e Adultos na Escola Classe Varjão
Autor(es): Marra, Joyce Vieira de Castro
Conceição, Rosânia Borges da
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Trabalhador - educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 22-Jun-2017
Referência: MARRA, Joyce Vieira de Castro; CONCEIÇÃO, Rosânia Borges da. A Educação de Jovens e Adultos na Escola Classe Varjão. 2014. [9] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local (PIL) objetiva ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos(EJA) no âmbito da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, por meio da implementação da modalidade na Escola Classe Varjão. Neste projeto, compreendemos a EJA como a modalidade da educação básica destinada à classe trabalhadora, que não iniciou ou interrompeu seu processo de escolarização nos ensinos fundamental e médio. Assim consideramos a Educação de Jovens e Adultos um direito dos sujeitos, que por diversos motivos tiveram de interromper ou sequer iniciaram sua trajetória educacional, de aprenderem ao longo da vida, independente de sua idade. Pretendemos analisar, na Secretaria de Estado de Educação, as possibilidades e os limites da gestão pública em garantir a oferta da Educação de Jovens e Adultos de acordo com as especificidades e a diversidade dos sujeitos dessa modalidade educacional. O ponto de partida deste Projeto foi a mobilização das pessoas não alfabetizadas da Região Administrativa XXIII, Varjão, para a composição das turmas do Programa DF Alfabetizado.
Resumén: Este Proyecto de Intervención Local (PIL) objetiva ampliar la oferta de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el ámbito de la Coordinación Regional de Enseñanza del “Plano Piloto y Cruzeiro”, a través de la implementación de la modalidad en la Escuela Primaria de “Varjão”. En este proyecto, comprendemos la EJA como la modalidad de educación básica direccionada a la clase obrera, que no ha iniciado o interrumpió su proceso de educación en la enseñanza primaria o secundaria. De ese modo, consideramos la EJA un derecho de los sujetos, que por diversas razones han tenido que interrumpir su trayectoria educacional, de aprender durante toda la vida, independientemente de su edad.Pretendemos analizar, en el Departamento de Educación del Estado, las posibilidades y los límites de la gestión pública para garantizar la prestación de EJA, de acuerdo con las características específicas y la diversidad de los sujetos de esa modalidad educacional. El punto de partida de este Proyecto es la movilización de la gente analfabeta en la Región Administrativa XXIII, “Varjão”, para la composición de las clases de “Programa DF Alfabetizado”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons