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2016_SinayraPascoalMoreira_tcc.pdf13,77 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorZaghetto, Alexandre-
dc.contributor.authorMoreira, Sinayra Pascoal Cotts-
dc.identifier.citationMOREIRA, Sinayra Pascoal Cotts. PlayAPC: projeto e desenvolvimento de uma biblioteca gráfica como ferramenta didática para algoritmos e programação de computadores. 2016. xvi, [251] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNos cursos de computação, a primeira matéria de programação é fundamental para que o aluno possa progredir na área, porém sua aprendizagem não é trivial. Um dos métodos recorridos para auxiliar o ensino, independente da área, é o uso de recursos gráficos. Desta forma, foi proposta uma biblioteca gráfica denominada PLAYAPC para ser aplicada no primeiro semestre da matéria de computação dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Ciência da Computação e Licenciatura em Computação, na disciplina Algoritmos e Programação de Computadores (APC) da Universidade de Brasília (UnB). A biblioteca utiliza como recurso gráfico a API OpenGL e foi feita na linguagem C++. Apesar disso, essas escolhas de tecnologia em nada interferem no processo de aprendizado da matéria APC que, para alguns professores, é ministrada na linguagem C. Esta monografia descreve o processo desde o levantamento de requisitos para o desenvolvimento da biblioteca até a sua aplicação em aulas de laboratório.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRecursos gráficospt_BR
dc.subject.keywordComputação gráficapt_BR
dc.subject.keywordProgramação (Computadores)pt_BR
dc.titlePlayAPC : projeto e desenvolvimento de uma biblioteca gráfica como ferramenta didática para algoritmos e programação de computadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-22T12:18:06Z-
dc.date.available2017-06-22T12:18:06Z-
dc.date.submitted2016-11-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17238-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoRalha, José Carlos Loureiro-
dc.description.abstract1In computer’s relative courses, the first programming subject is essencial for the undergraduate student grow up in the area, but his learning is not trivial. One of the methods to assist the teaching, regardless the area, is the use of graphic resources. It was proposed a graphic libray called PLAYAPC to be applied in the first semester at UnB, in Computer’s Engineering course, Mechatronic Engineering course, Bacharel on Computer Science course and Major in Computer course, in the discipline APC. The library uses as graphic resources the API OpenGL and was written in C++ programming language. Even with theses tecnology choises, it will not complicate the learning processing in the discipline, which, for some professors, it is given in C language. This paper describes the survey process requirement from the development of the library to its application in pratical classes.pt_BR
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