Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoCamposDias_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência dos estudos geotécnicos para a determinação de soluções de estruturas de contenção
Autor(es): Dias, Leonardo Campos
Orientador(es): Cunha, Renato Pinto da
Assunto: Aterros
Taludes (Mecânica do solo)
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 21-Jun-2017
Referência: DIAS, Leonardo Campos. A influência dos estudos geotécnicos para a determinação de soluções de estruturas de contenção. 2016. xi, 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência das sondagens geotécnicas na escolha das soluções de contenção e no seu custo final. O trabalho se refere a um estudo de caso em que houve um escorregamento de um talude rodoviário no estado do Paraná. A obra de reconstrução do talude e da rodovia foi realizada baseada em uma contratação emergencial, onde o projeto foi concebido, inicialmente, sem sondagens (Projeto 1). Para a realização desse projeto foram utilizados apenas os dados topográficos, visitas feitas ao local e a experiência com obras que já haviam sido realizadas em locais próximos. Posteriormente, de posse dos parâmetros geotécnicos do solo, foi possível realizar um novo projeto (Projeto 2), confronta-lo com a solução inicial (Projeto 1) e observar o impacto da realização de sondagens no custo final da obra. Para tal, foi projetado uma cortina atirantada utilizando o método Brasileiro de Atirantamento. Devido à baixa capacidade de carga superficial do solo local, foi projetada uma fundação em estacas tipo raiz para servir de suporte para a cortina. Foram utilizados softwares de elementos finitos 2D para a determinação dos Fatores de Segurança. Os resultados da análise mostraram quanto dinheiro pode ser perdido com projetos que são contratados emergencialmente baseados nos termos do artigo 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/93. Concluiu-se que, muitas vezes, o tempo necessário para se realizar as sondagens geotécnicas necessárias e os respectivos projetos é desprezado e realizam-se projetos bem mais caros do que deveriam.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons