Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HerbertBarbosaDeFreitas_tcc.pdf944,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfis dos alunos de contrabaixo acústico popular e erudito da Escola de Música de brasília
Autor(es): Freitas, Herbert Barbosa de
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Contrabaixo - instrução e estudo
Escola de Música de Brasília
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: FREITAS, Herbert Barbosa de. Perfis dos alunos de contrabaixo acústico popular e erudito da Escola de Música de brasília. 2016. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo buscou conhecer os perfis dos alunos de contrabaixo acústico popular e erudito da Escola de Música de Brasília (EMB), verificando suas habilidades e conhecimentos musicais priorizados no ensino, bem como se esse conhecimento se relaciona com as práticas e as experiências musicais dos alunos. Para coleta de dados, utilizei um questionário contendo 17 questões que foram distribuídas para alunos do curso de contrabaixo acústico erudito e do curso de contrabaixo acústico popular. As temáticas desse trabalho incluem discussões sobre a aprendizagem formal e informal (GREEN, 2000, 2012; FEICHAS, 2006, 2010). No decorrer deste estudo, eu relaciono as discussões sobre aprendizagem formal e informal com discussões sobre os perfis. Nessas discussões discorro sobre as categorias de perfis apontadas em Feichas (2010). Feichas definiu três perfis em uma escola de música do Rio de Janeiro; esses perfis são chamados de: formal, informal e misto. Os resultados desse trabalho de conclusão de curso mostram que os alunos têm vários perfis. Seguindo a classificação de Feichas, dentre os doze alunos que responderam ao questionário, três têm um perfil informal, quatro um perfil formal e cinco desses alunos têm um perfil misto. No presente estudo, algumas questões não foram suficientes para definir o perfil dos alunos, pois o questionário tem questões de conhecimentos básicos que não mostram as várias práticas musicais realizadas pelos alunos de contrabaixo da EMB. Entretanto, mesmo sem o detalhamento de algumas questões, eu considerei os estilos de música que o aluno toca e escuta no dia a dia, os métodos utilizados na escola, se o aluno toca outros instrumentos, técnicas de pizzicato e arco e as experiências que o aluno traz para dentro da sala de aula. Com isso eu pude chegar à classificação dos perfis que apresento neste TCC.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons